Beneficios dos temperos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Benefícios dos temperos e condimentos naturais
Páprica é um deles muito usado para dar cor aos molhos vermelhos deixando o molho mais vermelho e apetitoso além de dar um toque picante já que a pápria nada mais é que pimentão em pó, mas muito cuido com o excesso pode deixar a comida amarga, se for usada sempre acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.
Cebelo e Alho também são temperos econdimentos naturais que auxiliam a manter a saúde sempre em dia, estes dois temperos protegem o coração, evita câncer, aumenta a imunidade, diminui os níveis de colesterol.
Açafrão também pode ser usado em molhos vermelhos deixando um toque especial aos alimentos entre os temperos e condimentos naturais que podem ser usados este é um dos que ajuda a disgestão e é fonte de vitaminas e minerais.
Além dedar aroma e sabor aos alimentos, as ervas, as especiarias, os condimentos e os temperos podem trazer benefícios à saúde.
De acordo com o especialista em vigilância sanitária Rui Dammenhain, algumas ervas, como o orégano, são medicinais. 

- Se a pessoa sofrer de problemas digestivos, ela pode tomar uma ou duas xícaras de chá de orégano, que auxilia no funcionamento do estômago.

A cebolatambém é uma ótima aliada do sistema digestivo.

Já a hortelã tem ação eficaz no fígado, e o  tomilho ajuda a minimizar as infecções bucais. 

O alho, além de ser um dos principais temperos, ajuda a combater a gripe. 

E caso o problema seja colesterol alto, vá de pimenta-vermelha. 
Os condimentos podem ser classificados, entre outras categorias, em picantes: pimentas, pimentões, mostarda,curry, páprica, gengibre; ácidos: tomate, limão; especiarias: canela, cardamomo, cravo, cominho, noz moscada; ervas aromáticas: coentro, alecrim, cebolinha, salsa, hortelã, orégano, tomilho, aipo, manjericão; e bulbos: como alho, alho poro, cebola.

Os condimentos são geralmente usados na culinária para modificar o sabor e o aroma dos alimentos e, também, para decorá-los. Além disso, têm em suacomposição química elementos importantes para a saúde, como vitaminas e sais minerais, e princípios ativos específicos, possíveis de uso terapêutico, sendo utilizados por indústrias farmacêuticas na produção de elixires e soluções de uso tópico, entre outros.

Falaremos, primeiramente, a respeito das ervas aromáticas, que podem ser utilizadas frescas, secas ou em pó.

COENTRO - O coentro, tambémchamado de coentro-das-hortas, é um excelente condimento, de uso generalizado não só no Brasil como em quase todo o mundo, sendo particularmente utilizado para temperar peixes. Suas sementes são ricas em retinol, tiamina, riboflavina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e ácido ascórbico. Nos frutos, encontramos também vitamina C.

O coentro pode ser encontrado na forma de ramos, grãos ou em pó.Pode ser empregado para temperar carnes, sopas, legumes, patês, biscoitos, pães, bolos e variados pratos salgados. Como uso terapêutico, é indicado em casos de flatulência e diarréia. É vermífugo, carminativo e estimulante das funções digestivas. Ajuda a disfarçar o hálito, quando mastigado imediatamente após o consumo de alho.

SALSA - A salsa ou salsinha pode ser empregada em qualquer tipo deprato, sendo tempero de carnes, legumes, saladas, sopas e molhos. É empregada também na ornamentação desses pratos. É rica em vitaminas A e C, além de apresentar outras vitaminas, como niacina, tiamina e riboflavina, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

A salsa tem várias funções medicinais, tais como: ação diurética, estimulante, digestiva, aperitiva e anti-séptica, sobretudonas infecções do aparelho urinário.

ALECRIM - O alecrim tem folhas com sabor forte e característico, sendo usado em carnes de porco, aves, carneiro e cabrito. Tanto fresco quanto seco, o alecrim pode ser empregado também para dar sabor especial a sopas, ovos, peixes e molhos básicos. Atua como digestivo e diurético.

CEBOLINHA VERDE - A cebolinha verde tem sabor mais acentuado que o da...
tracking img