beleza

Páginas: 13 (3247 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
TECIDO EPITELIAL E CONJUNTIVO

TECIDO EPITELIAL - O tecido epitelial é uma lâmina formada por uma camada celular que reveste toda superfície externa e interna do organismo. Enquanto a epiderme é um exemplo de revestimento externo da superfície do corpo, o mesotélio reveste as cavidades e o endotélio reveste o coração, vasos sanguíneos e linfáticos. Embora os nomes sejam diferentes, todos osepitélios são caracterizados por células intimamente ligadas que exibem especializações de membranas chamadas junções celulares.
A primeira característica levada em conta para classificação dos diversos epitélios é o numero de camadas celulares. Enquanto alguns são formados por única camada, muitos exibem várias. O segundo critério é a característica de suas células mais superficiais. Comum a todosos epitélios é o fato de serem avasculares, ou seja, não apresentam capilares e dependem exclusivamente da camada conjuntiva subjacente para receberem nutrientes, oxigênio, sinalizadores químicos e exportarem metabólitos. Desta forma, a comunicação entre o epitélio e o tecido subjacente é de suma importância e se dá através da lâmina basal.
Classificação dos epitélios - Quanto ao número decélulas os epitélios são classificados em simples quando exibem apenas uma camada celular,estratificados, quando exibem duas ou mais camadas celulares, e pseudoestratificado, quando exibem apenas uma camada, como o simples, porém suas células apresentam alturas distintas dando a impressão de mais de uma camada.

O epitélio pavimentoso ou escamoso simples é constituído por única camada de célulasplanas, semelhantes às escamas.
Figura 1 - Tipos de epitélio

Fonte: Wikimedia Commons (2006a)
Pelo fato das células serem planas, elas exibem pouco volume citoplasmático, tornado difícil sua visualização no microscópio óptico. São exemplos deste epitélio o revestimento interno dos túbulos renais, os mesotélios das cavidades corporais e o endotélio que reveste os vasos sanguíneos.
Semelhante aoepitélio simples, porem com células cujo formato assemelha-se ao hexágono (cubo) é o epitélio simples cúbico. Os dois principais exemplos deste epitélio são o revestimento dos ovários e os túbulos coletores renais.
O epitélio simples cilíndrico apresenta células cilíndricas, altas quando comparadas às cúbicas. Geralmente encontra-se revestindo ductos glandulares, o estomago e o colo do útero. Alémda função de proteção, pode estar envolvido com as funções de secreção, absorção ou ambas.
Mais atenção deve ser dispensada à observação do epitélio cilíndrico pseudoestratificado, por se tratar células de diferentes alturas e com núcleos visíveis em diferentes níveis, cria a errada impressão (pseudo – falso) de mais de uma camada. Além disso, a superfície luminal das células pode apresentar umaespecialização de membrana denominada cílios (do epitélio cilíndrico ciliado pseudoestratificado), cuja função é de impulsionar o muco que reveste esta superfície. Este muco é produzido por células denominadas caliciformes (em forma de cálice) que também alcançam a superfície epitelial. Este tipo de epitélio está presente nas vias aéreas de grande calibre.
O epitélio cilíndricoestratificado apresenta, geralmente, não mais do que duas ou três camadas de células relativamente baixas. Ganha resistência ao atrito, mas perde eficiência na absorção em comparação com o epitélio simples. Sua presença se dá principalmente nos ductos que revestem as glândulas derivadas da pele (sebáceas e sudoríparas).
Nas superfícies expostas a um maior atrito, encontramos basicamente dois tipos de epitélios,o epitélio pavimentoso estratificado que apresenta células superficiais em forma de escama e as camadas subjacentes cubica e cilíndricas. A superfície deste epitélio não é secretora nem apresenta queratina, e reveste superfícies úmidas, as chamadas mucosas presentes, por exemplo, no interior da boca, no esôfago e na vagina.
Já no epitélio pavimentoso estratificado queratinizado as células mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • beleza
  • beleza
  • A beleza
  • BELEZA
  • O que é beleza
  • beleza
  • Beleza
  • Beleza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!