Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário do BEHAVIORISMO
-Ação: atividade prática, concreta, que intervém no real em contraste à passividade de uma atitude puramente especulativa ou teórica; atividade surgida da livre intenção deum agente, e, portanto não submetida a qualquer compulsão ou poder coercitivo.

-Aprendizagem: para o behaviorismo a aprendizagem é uma resposta do organismo a estímulos externos e que secaracterizam pelo processo de condicionamento e de reforço.

-Aversão: sentimento de repugnância em relação à pessoa, coisa ou estímulo; repulsão, antipatia.

-Behaviorismo: do termo inglês behaviour ou doamericano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia.

-Comportamento: Ocomportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.

-Condicionamento: é uma forma básica deaprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos.

-Discriminação: normas e regras sociais que resultam em determinada resposta de comportamento.-Extinção: a resposta deixa subitamente de ser reforçada.

-Esquiva: é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo.-Estímulo: parte do mundo exterior de complexidade variável, cuja mudança qualitativa e/ou quantitativa gera reações correspondentes, proporcionais aos graus e tipos desta mudança, e capazes de seremdistinguidas quanto à qualidade e quantidade.

-Fuga: ato ou efeito de fugir retirada rápida fugida evasão; ocasião favorável.

-Generalização: respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulospercebidos como semelhantes.

-Metodológico: referente à metodologia. Caracteriza um conjunto de processos para alcançar conhecimento.

-Motivação: na teoria behaviorista, a motivação está...
tracking img