Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de partir de qualquer pressuposto, é essencial que se chegue aos primórdios da história de qualquer ciência a ser estudada. A ciência em questão nesse trabalho é o Behaviorismo, cuja idéia básica é a de que uma ciência do comportamento é possível (Baum, 1999, p.19); pode-se dizer, então, que a análise comportamental tem suas raízes na filosofia de uma ciência denominada behaviorismoradical, o qual possui capacidade de concentrar o interesse em variáveis mensuráveis na busca empírica das causas do comportamento, o qual advém de estudos de laboratório de comportamento animal que identificaram um amplo espectro de variáveis que influenciam este comportamento. Muitos behavioristas partem do pressuposto de que o ponto chave dessa ciência é a psicologia. O behaviorismo nada mais é do queum conjunto de idéias sobre essa ciência chamada de análise comportamental. Não é, pois, propriamente uma ciência, mas uma filosofia da ciência, ou melhor, do comportamento. Vem a abordar, então, questões que envolvem explicações sobre o porquê de agirmos de tal forma ou o que devemos ou não fazer.
O desenvolvimento científico e tecnológico vem provocando grandes reformas nos sistemaseducativos, o que leva a uma reflexão que abarca esse desenvolvimento em relação aos estudos experimentais em laboratórios. Questiona-se sobre a importância desses estudos no processo de ensino-aprendizagem e, apesar de se constituir um recurso de ensino amplamente difundido e com reconhecida importância, o laboratório experimental tem sido bastante criticado e polemizado quanto à sua utilização e seusfins (Lopes et al., 2008). Existem três principais qualidades encontradas nesse espaço laboratorial: a primeira é o fato de ensinar conceitos básicos de Análise do Comportamento; a segunda é a de promover a iniciação dos estudantes a virem a pensar científica e experimentalmente e; por fim, estando em contato com condições de produzir conhecimento, o laboratório permite treinar o estudante a teratitudes de pesquisador (Tomanari, 2000, p. 81 apud Lopes et al., 2008). Além da clara evidência de que, pesquisas com animais que promovem uma melhoria na vida do ser humano, vêm a ser positivas para toda a humanidade; e a pesquisa em questão, anteriormente realizada por Skinner, veio a contribuir grandemente para a psicologia, a qual tem seu foco no comportamento humano e pôde ampliar suas áreas dedomínio ao perceber que animais humanos e não-humanos podem ser condicionados em suas ações.
Todas as ciências foram oriundas da filosofia e com o passar do tempo desvincularam-se da mesma (Baum, 1991, p.22). Em 1859, Charles Darwin publicou sua teoria de evolução por seleção natural, o que suscitou extrema agitação entre a população da época. Muitos se ofenderam, pois a teoria de Darwin iacontra a bíblia ao dizer que o homem provinha de uma gradativa evolução de milhões de anos, o que, conseqüentemente, deixava de lado o papel de Deus como criados da fauna e da flora. Na sua teoria, o que mais impressionou foi exatamente esse fato de explicar a origem da vida pela seleção natural, processo puramente mecânico, e excluir Deus. Quando a idéia de seleção natural foi combinada com a teoriada herança genética, surgiu a teoria moderna da evolução na primeira metade do século XX, com um caráter naturalista e ateu.
Por fim, com a psicologia veio a ocorrer a mesma coisa como nas demais ciências. Porém, a sua ruptura com a filosofia é um processo muito mais recente. No século XIX era comum chamar a psicologia de “ciência da mente”, os psicólogos adotavam o método introspectivo dafilosofia, podendo assim “olhar” dentro da mente e analisar o que estaria ocorrendo. Surge, a partir daí, duas correntes de pensamento que se somaram: a psicologia objetiva e a psicologia comparativa. A primeira teve como um de seus pioneiros o psicólogo holandês F.C. Donders, o qual, como os demais psicólogos da época que duvidavam da eficácia de um método introspectivo por ser de certa forma...
tracking img