Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do filme Laranja Mecânica


O filme Laranja Mecânica conta a história de um rapaz o Alex, líder de um grupo de delinquentes, usuários de drogas que saiam todas as noitespraticando atos de violência e acabou sendo preso. Lá no presídio ficou sabendo que estava sendo desenvolvido o Tratamento de Ludovico, com a finalidade de recuperação de presos. E conseguiuser o “cobaia”.
Nesse tratamento o rapaz é submetido a um condicionamento, onde ele tem que assistir uma serie de filmes, mas antes é injetado nele um remédio que provoca náuseas.Assim ele associa o mal-estar à violência que presencia nos filmes. Ele foi condicionado a responder com fortes náuseas a quaisquer estímulos de violência.
Esse tratamento Ludovico sebaseia na teoria de condicionamento feita por Ivan Pavlov.
Nesse condicionamento o estímulo incondicionado (medicamento) causa uma reação incondicionada (náusea). Esse estímuloincondicionado na presença freqüente de um estímulo neutro (violência) causa uma reação condicionada (náusea) ... logo o estímulo neutro passa a ser estímulo condicionado e quando ele é apresentadoao Alex, mesmo na ausência do estímulo incondicionado causa a mesma reação (náusea) chamada agora de reação condicionada.
Alex sofreu um processo que visava a eliminação de sua condutaviolenta, podemos relacionar também com as teorias de reforço feitas por Skinner, nesse caso de reforço negativo que consiste em aumentar a frequencia de um comportamento desejado ediminuir ou acabar com um comportamento indesejado. Pois o Alex vincula seu sofrimento físico a atos de violência, ou seja seu comportamento é moldado com a finalidade de que ele se comportede forma nornal, eliminando a violência. Nesse caso a náusea seria o reforço negativo, pois ela acontece na presença de atos violentos com o intuito de fazer com que eles desapareçam.
tracking img