BEHAVIORISMO Resenha

461 palavras 2 páginas
BEHAVIORISMO
A partir do século XX com Watson o Behaviorismo ganhou uma inserção na Psicologia através da ciência com os métodos científicos da sua época. O Behaviorismo de Watson se compreendia por um comportamento com a ação isolada de sujeito com interação do ambiente. Mas só em 1.913 que ganhou um maior destaque em um artigo publicado onde citava analises de comportamentais e sendo um objeto da psicologia que se manifesta através de condições, sujeitos e ambientes de estimulo e resposta. Para explicar esses termos foram apontados duas razoes:
Razão Metodológica: Modo de investigação experimental e necessidades de estudo e investigação da analise.
Razão Histórica: Termos populares e estudo do comportamento generalizado.
Comportamento: A ciência do comportamento e estudos através da interação com o ambiente. “O mais importante dos Behavioristas que sucedem Watson foi B. F. Skinner (1.904-1990)...” Skinner foi a influencia de muitos psicólogos e sua linha ficou conhecida como Behaviorismo Radical e sua base era o comportamento operante onde abrange as atividades humanas.
“Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem o mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente.”
Já o comportamento respondente chamou de não voluntários e são estímulos antecedentes do ambiente esses comportamentos são reflexos de estímulos e respostas e suas aprendizagens. Um exemplo de estudo por Skinner foi o ratinho onde ele fazia se satisfizer quando bebia a água se proporcionando ao seu ambiente onde buscava as respostas e o porquê acontece. Após o comportamento foram criados a punição e seu reforçamento sendo eles:
Punidoras ou Aversivas é a freqüência de respostas que as produziram, o positivo é a probabilidade futura da resposta que produz e sendo o negativo então aumenta a probabilidade de uma resposta que remove ou atenua. Há também os reforços

Relacionados