Behaviorismo, construtivismo e inatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Construtivismo

A teoria epistemológica de Jean Piaget sobre a aquisição de linguagem desenvolve-se na abordagem cognitivista construtivista, pois para ele o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor dependendo do desenvolvimento da inteligência da criança, com a união dos fatores: conquista cognitivista e a inteligência sensória e motora surge na criança àpossibilidade de adotar símbolos, surgindo, portanto, o desenvolvimento lingüístico, já que para Piaget a linguagem é entendida como um sistema simbólico de representações.
As idéias de Piaget sobre a aquisição da linguagem são muito simples, apesar de terem revolucionado o estudo da linguagem como também do pensamento das crianças, seus estudos centravam-se apenas nas características das crianças, naquiloque ela tem e não, nas suas deficiências com relação aos adultos. Para ele assim como também para os behavioristas a criança adquire sua linguagem através de suas relações com o meio. O ponto forte de sua teoria é a revelação e a classificação de novos fatos, sempre evitando a generalização para não correr o risco da coexistência de duas posições opostas, da dualidade que ocorre em conseqüênciada grande incompatibilidade entre as teorias. Piaget considera o egocentrismo, que para ele ocupa uma posição genética, como o elo de toda a característica lógica das crianças, como também uma estrutura intermediária entre o pensamento artístico e o pensamento dirigido.
Piaget relaciona à linguagem a cognição. Para ele a linguagem é adquirida através da experiência da criança com meio físico e deforma interacionista. .
Com efeito, nenhum conhecimento se deve somente às percepções, pois estas são sempre dirigidas e enquadradas por esquemas de ações. O conhecimento procede, pois das ações, e toda ação que se repede ou se generaliza por aplicação aos novos objetos gera, por isso mesmo, um esquema, ou seja, uma espécie de conceito prático. A ligação fundamental constitutiva de todo oconhecimento não é, portanto, uma simples associação entre objetos, mas a assimilação dos objetos ao esquema do individuo.
O estudo psicogênese dos conhecimentos feitos por Piaget evidenciou a existência de estágios que parecem testemunhar a favor de uma construção continua de novidades no desenvolvimento. O qual a criança desenvolve capacidades necessárias para o estágio seguinte, provocando mudançassignificativas no desenvolvimento.
O primeiro passo seria constituição de uma loja de ações, através de uma inteligência que trabalha a percepções (simbólicas) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo (período sensório-motor). É uma inteligência voltada para a prática. Já no final desse período sua linguagem vai da repetição de silabas a palavra - frase ("água" para dizer quequer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações, pois para ele o objeto só existe se estiver no seu campo visual. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e inferenciação (o mundo é ela). Por isso é que a criança chora quando alguém esconde um brinquedo dela ou quando a mãe sai do seu campo visual.
Com base nos estudos feitos sobre a epistemologia de Piaget naAquisição da Linguagem podemos concluir que a linguagem das crianças pode ser classificada como egocêntrica, onde a criança pensa e fala por se própria sem se preocupar se o seu interlocutor está ou não entendendo e socializada quanto ela tenta estabelecer uma comunicação, ou seja, entender e ser entendida, isto, porém depende da fase em que ela se encontra como também do meio a que interagem.Behaviorismo

A linguagem permite ao homem ligar o presente ao passado e antecipar o futuro. É através dela que o homem pensa, lembra, elabora conceitos, organiza suas experiências, trabalha no nível de abstração, prevê, julga, planeja, idealiza.
Diante da necessidade de se explicar como e de que modo à criança vai adquirindo a linguagem desde o momento em que nasce até os modos de expressão verbal e...
tracking img