Bbliografia isaak newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Isaac Newton


ISAAC NEWTON (Woolsthorpe, 4 de janeiro de 1643 – Londres, 31 de março de 1727)1 foi um cientista inglês de renome internacional, que além de físico, foi um excelente matemático, mecânico, químico, astrônomo, alquimista 2 e filósofo natural. Naquela época era assim! Foi um dos criadores, junto com Leibniz, do cálculo infinitesimal. Para ele, a função da ciência era descobrirleis universais e enunciá-las de forma precisa e racional. Newton é o autor da obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), publicada em 5 de julho de 1687, que descreve a Lei da Gravitação Universal e as Leis de Newton – as três leis dos corpos em movimento que se assentaram como fundamento da mecânica clássica. Na formulação de suas teorias dafísica, Newton desenvolveu um campo da matemática conhecido como cálculo.
Entretanto, a linguagem do cálculo foi deixada de fora dos Principia. Em vez de usá-lo, Newton demonstrou a maioria de suas provas com argumentos geométricos. Nos Principia, Newton escreveu: Este magnífico sistema do Sol, dos planetas e dos cometas poderia somente proceder do conselho e do domínio de um Ser inteligente epoderoso. E, se as estrelas fixas são os centros de outros sistemas similares, estes, sendo formado pelo mesmo conselho sábio, devem estar todos sujeitos ao domínio de Alguém.
Especialmente visto que a luz das estrelas fixas e da mesma natureza que a luz do Sol e que a luz passa de cada sistema para todos os outros sistemas, e para que os sistemas das estrelas fixas não caiam, devido à sua gravidade,uns sobre os outros, Ele colocou esses sistemas a imensas distâncias entre si.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as Leis de Johannes Kepler (1571 – 1630) do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.
O poder unificador eprofético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da Natureza.
Os Principia se tornaram um texto clássico da Mecânica, e a teoria de Newton um paradigma de teoria em Física. Newton apresenta, em sua obra, oito definições básicas para o entendimento do movimento,que Gil da Costa Marques e Maria José Bechara reproduziram no trabalho A Mecânica de Newton, e que vai transcrito abaixo:
1ª. A quantidade de matéria é a medida da mesma, resultando da densidade e do volume conjuntamente.
2ª. A quantidade de movimento é a medida do mesmo, resultando da velocidade e da quantidade de matéria conjuntamente.
3ª. A 'vis insita' ou força inata da matéria é um poderde resistência, pelo qual cada corpo, por quanto de si depender, continua no seu estado presente, seja de repouso ou de movimento para diante em linha reta. Essa 'vis insita' é também chamada de força de inércia ('vis inertiæ').
4ª. Uma força impressa é uma ação exercida sobre um corpo para mudar seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta. Essa força só existe enquanto dura aação.
5ª. Uma força centrífuga é a que atrai ou impele ou, de qualquer modo, faz tender os corpos para um centro.
6ª. A quantidade absoluta de uma força centrífuga é a medida da mesma, proporcional à eficiência da causa que a propaga do centro pelo espaço em redor.
7ª. A quantidade aceleradora de uma força centrífuga é a medida da mesma, proporcional à quantidade de velocidade que gera em umtempo dado.
8ª. A quantidade motora de uma força centrífuga é a medida da mesma, proporcional ao movimento que gera em um tempo dado.
A Lei da Gravitação Universal, descoberta por Isaac Newton, tem a seguinte expressão matemática:
[pic]
Nesta fórmula, F é a intensidade da força gravitacional, G é a constante universal da atração gravitacional (G = 6,67 x 10–11Nm2/kg2), m e M são as massas...
tracking img