Baudrillard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTAS DAS PERGUNTAS SOBRE BAUDRILLARD

1-Por que as pessoas consomem?
Segundo Baudrillard “Já nao consumimos coisas, mas somente signos”.
Em termos práticos, podemosdizer que os produtos que consumimos oferecem muito mais do que sao projetados a oferecer. Isso implica dizer, que aliados a ações de propaganda e marketing e estratégias de venda, o produto acaba porse vender no imaginário das pessoas que irão consumí-lo,, pois fazem associações infindáveis do produto adquirido com suas aspirações pessoais.
Nesses termos, podemos citar como exemplo, a comprade um tênis por um garoto em fase escolar, que passa de um produto de conforto para aos pés para uma aceitação social por parte dos colegas. Nessa ocorrencia nao importa se o tênis é adequado as suasnecessidades reais e sim se é da marca e modelo que os colegas aprovam, portanto percebemos aqui uma necessidade a mais para a compra do calçado, uma necessidade de aceitação, uma necessidadeprojetada pela sociedade.

2- Precisamos do que compramos?
Podemos dizer que na sociedade contemporânea, a partir da análise de Baudrillard, as pessoas consomem por impulso, movidos pelo desejo que édespertado pela sociedade, ou seja, vivemos um período em que as pessoas nao consomem para satisfazer suas necessidades reais, muito ao contrario disso, cada vez mais , sem nos darmos conta, compramos aideia de necessidades que na realidade foram projetadas para alimentar o sistema de consumo.
A resposta a essa pergunta, é negativa ao analisarmos o que esse consumo desenfreado que muda os valoressociais, tem feito com a perspectiva da espécie humana. Somos noticiados diariamente de casos de extrema violência que sao cometidos porque um individuo tem e outro nao tem, dessa forma os valores quea sociedade conceituaram como bons acaba por criar uma concorrência fatal. Quando ampliamos a visão percebemos que esse modo de vida consumista e descartável acelera a degradação do planeta, o...
tracking img