Bateria de exercicios de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Qual o significado da afirmação: “os homens não nascem prontos pelas ‘mãos da natureza’”? Discuta as implicações desta afirmação.
R.: Significa basicamente que a vida e o comportamento dos seres humanos não estão tão determinados por reflexos e instintos vinculados a estruturas biológicas hereditárias como os do resto dos animais. Cada indivíduo pode decidir sobre a vida que quer levar edispõe de recursos para modificar-se e modificar as coisas ao seu redor.

2- O que são, respectivamente, biosfera e antroposfera?
R.: Biosfera é a parte do planeta que reúne condições para o desenvolvimento da vida.
Antroposfera é o espaço dentro da biosfera construído pelo ser humano, como resultado do ajustamento da natureza às necessidades humanas.

3- Como você entende que a antroposferapode ameaçar a sobrevivência da biosfera?
R.: A expansão descontrolada da antroposfera pode acarretar no risco de destruição do planeta, no caso de as sociedades humanas não observarem e respeitarem os ciclos de recuperação e conservação da natureza.

4- Por que a linguagem é um fato cultural?
R.: Porque ela é uma criação exclusivamente humana, adquirida pela aprendizagem, transmitida degeração em geração e múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade.

5- Qual é o papel da linguagem no desenvolvimento da cultura?
R.: A linguagem tem um papel muito importante na formação cultural, no sentido de que é ela que permite a transmissão de experiências e aprendizados individuais dentro de uma mesma comunidade e de geração a geração.

6- O que é a linguagemsimbólica?
R.: É um sistema de símbolos, isto é, signos que, por convenção, representam alguma coisa.

7- Defina cosmo humano.
R.: É um espaço construído pelos conhecimentos e realizações desenvolvidos e compartilhados pelos diferentes grupos sociais.

8- Qual é a importância do trabalho na distinção entre seres humanos e animais?
R.: É a partir do trabalho, e da forma como se dá o processo deprodução da vida material dos homens, que todas as outras formas de manifestação humanas se desenvolvem.

9- Explique a presença invisível da cultura em nossa sociedade.
R.: Em geral, vivemos dentro de nossa cultura num fluir contínuo, como se o nosso modo de ser fosse igual para todas as pessoas e as diversas coisas no mundo fossem sempre assim como as experimentamos.

10- Cite duasconsequências da invisibilidade da cultura.
R: Podemos desprezar grupos culturais com visões distintas e entrar em confronto com eles, sendo intolerantes em relação à diferença; não encontrar saídas para as dificuldades ou novos desafios que surjam em nossa família, escola, trabalho e sociedade. Não vemos alternativas porque, muitas vezes, estamos condicionados pelo padrão cultural em que vivemos.

11-“Cada pessoa é, em grande medida, a criação diária e constante da cultura em que vive”. Explique.
R.: Basicamente, essa frase se refere à interpretação de que a cultura atua de maneira cotidiana sobre cada um de nós, impactando nossa maneira de ser e perceber as coisas no dia-a-dia.

12- Que fator parece determinar biologicamente a diferença entre seres humanos e animais? Justifique.
R.: O sistemanervoso. Como a massa encefálica do ser humano é bem maior do que a dos outros animais, a sua plasticidade também é muito maior, o que lhe confere maior capacidade para aprender e modificar-se, transformando-se num ser cultural.

13- Quando falamos em cultura, o que podemos entender por “síntese” humana?
R.: Podemos entender por “síntese” humana, a interpretação de que o homem se tornou um serbiológico e cultural ao mesmo tempo, integrando características hereditárias e adquiridas, aspectos individuais e sociais, elementos do estado de natureza e de cultura.

14- Como você explica as ideias de Gordon Childe sobre os recursos de que o homem faz uso para compensar o fato de que seus dotes corporais são relativamente pobres em relação aos dos animais?
R.: O ser humano compensa...
tracking img