Basicidade de aminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Basicidade das aminas
Uma amina é uma base de Lewis ou de Brosnted-Lowry porque o par de elétrons não compartilhados sobre o átomo de nitrogênio pode aceitar um próton de um ácido, formando um salde amônio.

Devido à alta polarização da ligação O—H na molécula da água e à menor eletronegatividade do átomo de nitrogênio em relação ao do oxigênio, uma amina pode retirar um próton da águautilizando seu par de elétrons não compartilhados. Assim, transforma-se em um íon amônio e libera um íon hidróxido, gerando soluções aquosas básicas.

A constante de equilíbrio para essa reação é expressacomo

Os valores são de ordem de grandeza inferior a 1 x 10 –3, o que permite assumir que a concentração da água [H2O] permanece constante em 55,5 mol/L, já que 1 L de água tem 1000 gramas e o Molde água é igual a 18 grama/Mol.
Devido às ordens de grandeza com potências negativas, as constantes de basicidade são usualmente expressas como o logaritmo negativo, chamado de pKb. Por exemplo, parauma amina com Kb= 1,0 x 10 –3
Na fase gasosa as basicidades das seguintes aminas aumentam com o aumento da substituição da metila:
(CH3)3N> (CH3)2NH> CH3NH2> NH3
Entretanto em soluçãoaquosa a basicidade destas aminas são:
(CH3)3NH> CH3NH2> (CH3)3N> NH3
Essa anomalia se da, pois em solução aquosa os íons amínio formados a partir das aminas secundárias e primárias sãoestabilizados pela solvatação através de pontes de hidrogênio, muito mais eficiente do que os íons amínio formados a partir das aminas terciárias. O íon amínio formado a partir da amina terciária como(CH3)3NH+ possui apenas um hidrogênio para usar na ponte de hidrogênio com moléculas de água, enquanto íons aminio formados pelas aminas secundarias e primarias têm dois e três hidrogêniosrespectivamente. Solvatação mais fraca do íon amínio formado a partir de uma amina terciária mais do que compensa o efeito de liberação de elétrons dos três grupos metila; e torna a amina terciária menos básica...
tracking img