Bases biologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFERSA

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. A classificação desses processos guarda uma intima ligação com os experimentos de laboratorio, dos condicionamentos classico eoperante(sensibilização e habituação).
A hábituação é a forma mais elementar de aprendizagem não associativa na qual o indivíduo aprende a cerca das propriedades de um estimulo novo,mas que é em geral inocuo. Depois de repetidas apresentaçẽs perde sua caracteristica de novidade,e o i estimulo perde a sua caracteristica de novidade eu indivíduo reage com respostas progressivamente mais fracas ingnorando osestimulos que perderam as caracteristicas de novo, e passa a foca a atenção em algo novo,a sensibilização é um processo de aprendizagem mas complexo, no qual se apŕende a cerca de estimulo nocivo,sendo que após ser submetido a um estimulo desta natureza,o indivíduo fortalece seus reflexos defensivos,durante um certo periodo de modo que mesmo o estimulo inócuo,apresentado em substituição aoapresentado,induz uma resposta vigorosa neste indivíduo.


O corpo conhece o agente estressor e ativa o sistema nervoso neuroendocrino,inicialmente há o envolvimento do hipotalamo,que ativa o sistema tema nervoso autônomo em sua parte simpática.O hipotalamo,também secreta alguns neuro transmissores,como dopamina,noradrenalina que é fator liberador de corticotrofina que estimula a liberação dehormonio adrenocorticotróficos (ACTH) pela hipofise que tambem aumenta a produção de hórmonios ADH prolactina,O ACTH estimula as glãndulas sudoriparas renais a secretarem corticoides e adrenalina,as glãndulas adrenais passam então a produzir e liberar hórmonios do estresse adrenalina e cortisol que aceleram os batimentos cardiacos e dilaten as pupilas,aumentando a sudorese e os niveis de açúcarno sangue,reduzem a digestão,contraem o baço,aumenta a oxigenação dos tecidos e causa imunodepressão,essa resposta fisiologica do organismo prepara o corpo(individui)para luta ou fuga.

Os glicocorticoides,constieuem - se de hidro-cortizona corticosterona e cortisol.Eles promovem a transformação de não-açucares em glicogênio aumentando a disposição do glicogênio no figado,continuandoassim o trabalho iniciado no estado de alarme de promover a o organismo fontes de energia rapidamente mobilizaveis.Além de facilitar a reação dos vasos sanguineos,a adrenalina e nora adrenalina aumentam mais ainda sua ação constritora.


4) Pensamento é a propriedade de predizer ou antecipar os acontecimentos,evidências da localização de suas funções provem de estudos da area de associação docortex cerebral e está claramente implicado na elaboração das funções mentais superiores.Estão relacionadas a essa função psicologica as seguintes areas do cerebro: cortex -pré frontal,cortex limbico e o cortex parieto-temporo-occipital.

5) Área de Associação Parietooccipitotemporal: área de Broadman é responsável por análises de coordenação espacial do corpo bem como responsável pela áreade compreensão da linguagem ou área de Wernicke.
- Área de Associação Pré-Frontal: área de Broadman é responsável pelo planejamento motor, pensamentos de planejamento, memória de trabalho, contenção comportamental (comunicando-se com o complexo amigdalóide) bem como área motora da fala ou área de Broca – Área de Broadman.
- Área de Associação Límbica: situada no pólo anterior do lobo temporal,ficando na porção ventral do córtex frontal e giro do cíngulo. Responsável por padrões do comportamento, emoções e motivações.
- Área de Wernicke: muito desenvolvida no hemisfério dominante (95% das pessoas, o hemisfério dominante é o esquerdo); responsável pela inteligência cognitiva sendo áreas de associação terciária. Nas dislexias, os indivíduos conseguem ver as palavras mas não conseguem...
tracking img