Barroco no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco no Brasil.
Entre os séculos XVI e XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e apenas nas regiões urbanas mais importantes da época Recife e Salvador então capital e sede daadministração da colônia havia alguma produção artística.
Nessa época ainda não existia imprensa no Brasil ( 1808) por isso havia pouca divulgação e textos.
O Barroco Brasileiro foi introduzido no inicio doséculo XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã.
As primeiras manifestações o espirito barroco no resto o pais estãopresentes em fachadas e frontões, mas principalmente na decoração de algumas igrejas, também em meados o século XVII. A talha barroca dourada em ouro, de estilo português espalha - se pela igreja emosteiro e São Bento o Rio de Janeiro.
OBRAS BARROCAS.
O autor barroco deseja mostrar o poder de Deus, para aproximar-se dele e deixar de se sentir tão inferior; ele quer manter a arte como algomaior não para o grande publico, tido como “Vulgar”.
Por isso, abusa de ideias rebuscadas, faz jogos de palavras em inúmeros antítese e paradoxos.
O barroco tinha uma ideia de beleza perfeita eimutável, os barrocos desejavam mostram suas obras a fragilidade e mesmo a miséria da condição humana, por isso incluíam nelas elementos que mostravam a passagem do tempo, a transitoriedade da beleza e dossentimentos.
Assim apresentavam também o que é feio grotesco ou bizarro, e isso da a algumas obras barrocas um aspecto um tanto chocante.
CARACTERISTICAS BARROCAS.
Dualismo: o barroco é a artedos conflitos do contraste. Reflete a intensificação do bifrontismo ( o homem dividido entre a herança religiosa mística medieval e o espirito humanista, racionalista o Renascimento).
Fugacidade: deacordo com a concepção barroca, no mundo tudo é passageiro e instável. O autor tem a consciência o caráter efêmero a existência.
Pessimismo: Essa consciência a transitoriedade a via conduz...
tracking img