Barroco Brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGENS DO BARROCO

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é aItália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. NaAmérica Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.

NO BRASIL

O movimento brasileiro, influenciado pelo barrocoportuguês, apresentou suas próprias características, pois diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa da aristocracia, o Brasil vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índiose escravizavam os negros.
Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Como estilo,constitui um amálgama de diversas tendências barrocas, tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de MinasGerais, no chamado século do ouro. Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento. A configuração socioeconômica do Brasil colonial foi propícia aodesenvolvimento do barroco ligado à religião católica. Existem, entretanto, construções civis com as características do barroco, sobretudo cadeias, fortes e chafarizes e algumas moradias das autoridadesda coroa ou potentados da época, sem falar nos inúmeros detalhes arquitetônicos de residências em cidades mais prósperas, tais como Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Ouro Preto.

CONTEXTO HISTÓRICOO movimento surgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã. Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A...
tracking img