Barroco, arcandismo .....

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trovadorismo.............................................................................................. PG: 1
Humanismo & Quinhetismo.........................................................................PG:2
Barroco........................................................................................................PG:3Arcadismo..................................................................................................PG:3-4
Romantismo..................................................................................................PG:5
Parnasianismo...............................................................................................PG:6
Modernismo.................................................................................................PG:6Trovadorismo

As origens da literatura de Portugal encontram-se no período que recebeu o nome deTrovadorismo, que vai de 1198 (ou 1189) a 1418.

Escolhe-se o ano de 1198 (ou 1189) como início não só do Trovadorismo, mas da própria literatura portuguesa, pois data dessa época um dos mais antigos textos literários escritos em galaico-português (ou galego-português), a"Cantiga de garvaia", do trovador Paay Soárez de Taveyrós (ou, em português contemporâneo, Paio Soares de Taveirós), dirigida a Maria Pais Ribeiro, chamada A Ribeirinha, amante do rei dom Sancho 1º.

Origens da língua
Mas por que em galaico-português?
Quando estudamos a literatura de Portugal não podemos esquecer que a formação do reino português, separado do reino espanhol, ocorre apenas quando aGuerra da Reconquista (durante a qual os visigodos cristãos, partindo da região das Astúrias, lutaram contra os árabes, expulsando-os da Península Ibérica) chega a sua fase final. Nesse ponto, assume papel preponderante a povoação de Portucale, na foz do rio Douro. O reino da Galícia (ou Galiza) localizava-se na região noroeste da Península Ibérica (e hoje é uma das comunidades autônomas quecompõem a Espanha).
Antes disso, no entanto, Espanha e Portugal formavam um só conjunto de reinos mais ou menos independentes, nos quais os falares, os dialetos conviviam lado a lado, influenciando-se mutuamente. Como afirma António José Saraiva, "o galego-português e o castelhano nasceram [...] como dois dialetos da mesma língua neolatina e foram-se diversificando ao longo do tempo".Esclarecidas, ainda que superficialmente, essas questões, podemos retornar ao Trovadorismo.
Humanismo

Os intelectuais dos séculos XV e XVI, admiradores da cultura clássica e dos valores humanos, são chamados humanistas. Bons conhecedo¬res do latim e do grego, os humanistas estudaram cuidadosamente os autores antigos, como Platão, Aristóteles ou Cícero.
No entanto, o humanismo renascentista foi mais doque o ressur¬gir das letras greco-Iatinas. Os Humanistas tinham um novo conceito da vida e do mundo, diferente do que predominara na Idade Média. Desenvolveram um apurado espírito crítico, particularmente em relação aos prablemas da sociedade.
O Homem do Renascimento, consciente das suas capacidades inte¬lectuais, manifestava uma grande confiança em si próprio. Esta ati¬tude conduziuaoIndividualismo Renascentista.

Quinhetismo

O Quinhentismo, fase da literatura brasileira do século XVI, tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem no ano de 1.500, época da colonização portuguesa no Brasil. A literatura brasileira, na verdade, ainda não tinha sua identidade, a qual foi sendo formada sob a influência da literatura portuguesa e europeia em geral. Logo, não haviaprodução literária ligada diretamente ao povo brasileiro, mas sim obras no Brasil que davam significação aos europeus. No entanto, com o passar dos anos, as literaturas informativa e dos jesuítas, foi dando lugar a denotações da visão dos artistas brasileiros.

Barroco
No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo e as características...
tracking img