Barril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DA MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE BARRIS

SUMÁRIO
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
METODOLOGIA 5
CONCLUSÕES 10
BIBLIOGRAFIA 10

RESUMO

INTRODUÇÃO
Vários são as madeiras usadas para a fabricação de barris para o armazenamento de bebidas como vinho e cachaça. As características dos elementos que compõem esta madeira bem como a porcentagem presente na madeira são fatores fundamentaispara dar gosto e coloração a estas bebidas.
Com isto em mente temos a necessidade do estudo destas madeiras para verificar como cada madeira irá interferir nas características finais do produto desejado. Uma das principais características de uma boa madeira é a sua capacidade de oxigenar a bebida e de transferir à bebida aromas que são próprios da madeira em questão, e isso só é possível pela tostada madeira, que pode ter diversas intensidades, conferindo sabores suaves ou pesados.
A conservação na madeira proporciona reações de oxidação ao vinho por conta da entrada lenta e constante de oxigênio pelos poros da madeira. Essa reação química favorece a estabilização da cor e do sabor da bebida.
O tipo mais comum de madeira utilizada para a fabricação de tonéis é o carvalho, embora hajamuitos tipos de carvalhos (Quercus sp), conhecidos no mundo todo, existem apenas três espécies que são amplamente utilizadas.
No Brasil madeiras de diferentes espécies florestais podem ser utilizadas para o envelhecimento, tais como: Amendoin (Pterogyne nitens), cerejeira (Amburana cearensis), cedro (Cedrela fissilis), jatobá (Hymenaeae carbouril), ipê (Tabebuia sp), freijó (Cordia goeldiana), garapa(Apuleia leiocarpa), bálsamo (Myroxylon peruiferum), vinhático amarelo (Plathymenia foliosa) e jequitibá (Cariniana legalis), porém predomina no Brasil a utilização de barris de carvalho.
O presente trabalho visa verificar quais são as características necessárias a estas madeiras para que possam ser usadas para a confecção de tonéis, e dessa forma suprir a deficiência de madeiras nobres naconfecção de barris.

METODOLOGIA
Espécies de carvalho utilizadas:
Carvalho Séssil (Quercus petreae/Quercus sessiflora) – Europa

Carvalho Pedunculado (Quercus robur/Quercus pedunculata) – Europa

Carvalho Branco Americano (Quercus alba) – América do Norte

Cada uma destas espécies possui características totalmente diferentes. De uma forma genérica o Carvalho Séssil é mais rico em substânciasaromáticas, como a vanilina e metiloctalactona, ao passo que o Carvalho pedunculado contém principalmente componentes fenólicos como os taninos. Já o carvalho americano contém menos tanino que o carvalho pedunculado e mais componentes aromáticos. Porém, precisam de um aquecimento forte e longo durante o processo de fabricação e usados em períodos menores de maturação do vinho.
Fatores queinterferem no uso da madeira para a produção de tonéis
Sustentabilidade

A França com toda sua história ligada à produção de vinhos e visando a qualidade e sustentabilidade dessas florestas implantou desde meados do século XVII uma série de rigorosos controles sobre o abate dessas árvores, de modo a restringir a degradação das florestas e garantir o abastecimento de alta qualidade para as geraçõesfuturas. O que prova na prática que a produção sustentável de alta qualidade só se pode ser alcançada por meio de uma boa administração florestal a longo prazo. Coisa que os outros países só poderão começar a colher os primeiros frutos daqui algumas dezenas de anos.
Rendimento
Outro agravante que faz com que um barril de carvalho europeu de boa qualidade seja tão caro é o fato que para seproduzir 1m3 de (aduelas) madeira para este fim, são necessários cerca de 5m3 de troncos com casca.
Características físicas e químicas

Holoceluloses e lignina
A presença de holocelulose nas madeiras indicam polissacarídeos como celulose e hemiceluloses que são macromoléculas importantes que podem passar para a bebida durante o armazenamento. A lignina que é um polímero constituído de unidades...
tracking img