Barramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barramentos

João Jaime da Silva e Ederval Carrera Braga

Organização e Arquitetura de Computadores - Faculdade Ipiranga
Belém – Pará – Brasil

jjaimefla10@yahoo.com.br
Eder.c.braga@hotmail.com

Resumo: Este artigo tem como objetivo o estudo dos principais tipos de barramentos existentes em computadores , bem como explanar de maneira resumida, um histórico sobre os mesmos e sua evoluçãoaté os dias atuais.

1. Introdução

Em um sistema computacional exitem inúmeras conexões entre os vários componentes existentes. Estas conexões são necessárias para que exista a comunicação, e consequentemente o seu devido funcionamento. As vias pelas quais se dá essa comunicação chamamos de Barramentos.
Em verdade um barramento nada mais é do que uma coleção de fios utilizadapara transmitir sinais em paralelo, ou seja, simultaneamente. Em uma linguagem simples: um barramento é um caminho elétrico comum entre múltiplos dispositivos.
Nos dias atuais existe uma infinidade de tipos de barramentos , no entanto, neste artigo analisaremos apenas os principais, dando ênfase as suas aplicações.

2.Histórico

Os primeiros barramentos de computadoreram feixes de arame anexados á memória e periféricos do computador. Curiosamente chamados de “troncos dígitos”.
O CSIRAC, desenvolvido em 1949 , o quarto computador da história, utilizava este tipo de barramento.
Em 1969 a Digital Equipment Corporation desenvolveu o PPD-11 , uma série de minicomputadores de 16 bits, a qual usava um barramento de comunicação, bidirecional e assíncrono quepermitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. Este barramento chamava-se Unibus.
O ISA (Industry Standart Architeture) foi o primeiro barramento de expansão utilizados em micros pc. Usado do pc original (1981) até a época do Pentium III. Existiram duas versões uma com 8 bits , usada nos primeiros pcs e outra com 16bits. Introduzidos a partir dos micros 286.
Com o surgimento dos processadores 386, que trabalhavam usando palavras binárias de 32 bits, tornou-se necessária a criação de um barramento mais rápido que o ISA para o uso de periféricos como placas de vídeo e HDs .
A primeira resposta veio por parte da IBM, que em 1987 desenvolveu o barramento MCA. Ele era bastante avançado para a época:além de ser um barramento de 32 bits, ele operava a 10 MHz, o que resultava numa taxa de transferência teórica de 32 MB/s. Ele também foi o primeiro barramento a suportar plug-and-play (oito anos antes do lançamento do Windows 95) e a suportar bus mastering, o que permitia que o HD e outros periféricos transferissem dados diretamente para a memória RAM (ao carregar um programa, por exemplo), deixandoo processador livre para executar outras tarefas. Isso tornava o sistema bem mais responsável em relação às máquinas equipadas com placas ISA.

3. Barramento EISA

Do inglês Extended Industry Standard Architecture. Ao contrário do ISA aqui o nome não é indicativo da realidade, porque o barramento EISA nunca foi usado extensamente e não pode por nenhum razão ser consideradoum padrão da indústria. O barramento EISA surgiu em 1988 como resposta da Compaq e um grupo de empresas ao MCA da IBM, e seguiu um caminho similar de desenvolvimento – com resultados muito similares. (Compatibilidade com ISA, 32-bits, Plug and Play).
O slot EISA é muito parecido com o slot ISA pois ambos apresentam o mesmo tamanho. No slot EISA as linhas adicionais de dados, controle eendereços, que não existiam no ISA, foram colocadas entre os contatos convencionais do ISA, fazendo com que o slot EISA fosse compatível tanto com interfaces ISA quanto EISA.

4. Barramento VLB(VESA Local Bus)

A VESA (Video Electronic Standards Association - Associação de Padrões Eletrônicos de Vídeo) é formada pelos fabricantes de interface de vídeo a fim de definir padronizações...
tracking img