Barramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barramentos
* ISA
* MCA, EISA e VLB
* PCI
* PC Card (PCMCIA)
* AMR e CNR
* AGP
* PCI Express
* USB
* Firewire (IEEE 1394)
* WUSB

Barramentos
Os barramentos são utilizados para interligar os diferentes componentes da placa-mãe e também permitir o uso de placas de expansão. Assim como os demais componentes, os barramentos evoluíram de forma expressivadurante as últimas décadas, passando do ISA e das portas seriais, aos slots PCI Express e portas USB 2.0, que utilizamos atualmente.
Não poderia ser diferente, pois o uso de um barramento lento cria um gargalo, que limita o desempenho dos componentes ligados a ele. Uma placa Gigabit Ethernet é capaz de transmitir dados a 1000 megabits, o que equivale a 125 MB/s. A grande maioria das placas GigabitEthernet atuais são ligadas no barramento PCI Express, que é capaz de alimentar a placa com um volume de dados mais do que suficiente.
Imagine agora que um fabricante resolvesse produzir placas Gigabit Ethernet em versão ISA, destinadas a micros antigos. Não existe nenhuma restrição técnica que realmente impeça o desenvolvimento de uma placa gigabit em versão ISA. O problema é que a placa ficarialimitada à velocidade oferecida pelo barramento e não seria capaz de operar a mais do que uma fração do seu desempenho real. Na melhor das hipóteses, ela transmitiria dados a pouco mais de 5 MB/s, o que representa apenas 4% do seu desempenho nominal.
Infelizmente, novos barramentos são quase sempre incompatíveis com os antigos. É por isso que de tempos em tempos acabamos sendo obrigados adescartar alguma placa antiga, para a qual ainda teríamos utilidade, ao trocar de placa-mãe. Foi assim com as placas de som e modems ISA e, em breve, acontecerá também com nossas placas de rede, placas de captura e outros periféricos PCI. É o preço a se pagar pela evolução da tecnologia.
ISA
O ISA foi o primeiro barramento de expansão utilizado em micros PC. Existiram duas versões: os slots de 8 bits,que foram utilizados pelos primeiros PCs e os slots de 16 bits, introduzidos a partir dos micros 286.
Embora fossem processadores de 16 bits, os 8088 comunicavam-se com os periféricos externos utilizando um barramento de 8 bits, daí o padrão ISA original também ser um barramento de 8 bits. Inicialmente, o barramento ISA operava a apenas 4.77 MHz, a freqüência de clock do PC original, mas logo foiintroduzido o PC XT, onde tanto o processador quanto o barramento ISA operavam a 8.33 MHz.
Com a introdução dos micros 286, o barramento ISA foi atualizado, tornando-se o barramento de 16 bits que conhecemos. Na época, uma das prioridades foi preservar a compatibilidade com as placas antigas, de 8 bits, justamente por isso os pinos adicionais foram incluídos na forma de uma extensão para os jáexistentes.
Como você pode ver na foto, o slot ISA é dividido em duas partes. A primeira, maior, contém os pinos usados pelas placas de 8 bits, enquanto a segunda contém a extensão que adiciona os pinos extra:

Slots ISA
Uma coisa que chama a atenção nos slots ISA é o grande número de contatos, totalizando nada menos que 98. Por serem slots de 16 bits, temos apenas 16 trilhas de dados, asdemais são usadas para endereçamento, alimentação elétrica, sinal de clock, refresh e assim por diante.
Este esquema mostra a função de cada um dos pinos em um slot ISA. Como você pode ver, não é exatamente uma implementação "simples e elegante", mas enfim, funcionava e era o que estava disponível na época:

Cada um destes pinos podia ser controlado individualmente, via software e muitas placas nãoutilizavam todos os pinos do conector, por isso era comum que periféricos mais simples, como placas de som e modems viessem com alguns dos contatos "faltando". Outra curiosidade é que, justamente por serem fáceis de programar, as controladoras ISA foram as preferidas por programadores que trabalham com automatização e robótica durante muito tempo. Quando as placas-mãe com slots ISA começaram a...
tracking img