Banquete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução ..................................................... 1

Causas do efeito estufa................................. 2

Gases do efeito estufa................................... 5

Consequências do efeito estufa.................... 7

Conclusão .................................................... 9

Bibliografia ................................................... 10Introdução 
O efeito estufa é o aquecimento excessivo da Terra, provocado pelo aumento da taxa de CO2 na atmosfera e consequente retenção do calor gerado pela luz do sol que atinge a superfície do planeta. As taxas de CO2 na atmosfera, que por muito tempo se mantiveram estáveis, aumentaram rapidamente nas últimas décadas. Isso se deve particularmente ao crescente consumo de combustíveisfósseis. O gás carbônico é produzido pela atividade humana cada vez mais depressa, ultrapassando a capacidade de reabsorção pela biosfera. Não se pode afirmar com certeza quais serão as consequências desse processo; desconfia-se que o crescimento contínuo da taxa de CO2 poderá aumentar a temperatura média da Terra em vários graus, provocando o derretimento de parte das calotas polares, o que acarretariano aumento do nível do mar em alguns metros, podendo submergir cidades costeiras.

O efeito estufa é talvez o impacto ambiental que mais assusta as pessoas. Fazem-se previsões catastróficas acerca do derretimento do gelo dos pólos e das montanhas e a consequente elevação do nível dos oceanos e inundações de centenas de cidades litorâneas.
Talvez o que mais assuste no efeito estufa , ou melhor,nas possíveis consequências de uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, é a tomada de consciência, pela primeira vez na história, da possibilidade de destruição do próprio homem. Os impactos ambientais são democratizados, ou seja, passam a atingir todos os homens, sem distinção de cunho econômico, social ou cultural: atingem indistintamente ricos e pobres, operários e patrões,brancos, negros e amarelos, desenvolvidos e subdesenvolvidos, capitalistas e socialistas, liberais e conservadores. Não há mais refúgio seguro.
Todos os homens finalmente passam a Ter plena consciência do óbvio: a Terra é finita e a tecnologia não pode resolver todos os seus problemas. A atmosfera da Terra é constituída de gases que permitem a passagem da radiação solar, e absorvem grande parte do calor(a radiação infravermelha térmica), emitido pela superfície aquecida da Terra. Esta propriedade é conhecida como efeito estufa. Graças a ela, a temperatura média da superfície do planeta mantém-se em cerca de 15ºC. Sem o efeito estufa, a temperatura média da Terra seria de 18ºC abaixo de zero, ou seja, ele é responsável por um aumento de 33ºC.
Portanto, é benefício ao planeta, pois criacondições para a existência de vida. Quando se alerta para riscos relacionados com o efeito estufa, o que está em foco é a sua possível intensificação, causada pela ação do homem, e a conseqüência dessa intensificação para o clima da Terra. A hipótese da intensificação do fenômeno é muito simples, do ponto de vista da física: quanto maior for a concentração de gases, maior será o aprisionamento do calor, econsequentemente mais alta a temperatura média do globo terrestre. A maioria dos cientistas envolvidos em pesquisas climáticas, está convencida de que a intensificação do fenômeno em decorrência das ações e atividades humanas, provocará esse aquecimento.
Uma minoria discorda disso e indaga em que medida esse aquecimento, caso esteja ocorrendo, se deve ao efeito estufa, intensificado pela ação dohomem. Sem dúvida, que as descargas de gases na atmosfera por parte das indústrias e das frotas de veículos, contribuem para aumentar o problema, e naturalmente ainda continuarão a ser objeto de muita discussão entre os cientistas e a sociedade. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa porque, nos países temperados, é comum a utilização de estufas durante o inverno para abrigar determinadas...
tracking img