Bandeirantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Todas essas mudanças causaram situações muito peculiares. Entre tantas, destacamos a crise econômica que afetou os colonizadores e a população situada na região sudeste. Sem oapoio holandês, focado na região nordeste, e sem auxílio espanhol, os colonos paulistas sofreram com a retração da economia açucareira e falta de outras alternativas de sustento maisseguras.
Além dessas duas atividades, os bandeirantes aproveitavam das investidas pela mata para procurar metais preciosos em nosso território. A probabilidade de encontrar prata, ouroou outras pedras preciosas também era outra possibilidade ligada ao bandeirantismo. Contudo, a resposta para essa busca só aconteceu no final do século XVII.

2- Os Bandeirantesforam os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos.

3- Os tipos debandeiras
Houve três tipos de bandeiras:
( Apresamento ) tipo apresador, para a captura de índios, para vender como escravos;
( Prospecção ) tipo prospector, voltadas para a buscade pedras ou metais preciosos
( Sertaninos de Contrato e Monções ) Esse tipo de bandeira, combatiam índios, e negros (quilombos)

4 - bandeiras eram feitas com o intuito de se abrircaminho para se comercializar, e portanto era os próprios donos das terras que bancavam estas expedições, já as descidas eram bancadas pelo governo, já com o intuito de tentativa dedemarcação terrirorial.

5 - Bandeiras de "apresamento": tinham como objetivo a captura de índios para serem usados como mão-de-obra escrava;
Bandeiras de prospecção: destinadas aencontrar recursos minerais rentáveis, sobretudo minas de ouro, prata, cobre ou pedras preciosas;
Bandeiras de contrato: destinadas à destruir quilombos e recapturar escravos fugidos.