Banco interamericano de desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOSSA ORGANIZAÇÃO

O órgãos máximo do BID é a Assembléia de Governadores, que delega a supervisão das operações do Banco à Diretoria Executiva. A equipe de administração cuida do dia-a-dia do Banco.
Cada país membro nomeia um governador, cujo poder de voto é proporcional ao capital do Banco subscrito por seu país. Os 26 países da América Latina e do Caribe que são membros do Banco detêm 50,02%do poder de voto. O maior acionista são os Estados Unidos, com 30,01%
Os membros da Diretoria Executiva cumprem mandatos de três anos na sede do BID, em Washington, D.C.
O Presidente do BID, eleito pela Assembléia de Governadores para um mandato de cinco anos, é o principal executivo e o representante legal do Banco, responsável pelo dia-a-dia das operações do Banco. É auxiliado por umVice-Presidente Executivo e por quatro Vice-Presidentes.
Assembléia de Governadores
O BID é dirigido pela Assembléia de Governadores. Cada país membro designa um governador, cujo poder de voto é proporcional ao capital subscrito ao Banco pelo país. Geralmente, os Governadores são ministros da Fazenda, presidentes de bancos centrais ou outros funcionários de alto nível.
A Assembléia dos Governadoresreúne-se anualmente em março ou abril, para rever as operações do Banco e tomar decisões normativas importantes. A Assembléia também pode convocar assembléias extraordinárias, para resolver certas questões básicas conforme listado na Resoluções da Assembléia de Governadores.
Embora em última instância os Governadores do BID sejam responsáveis pela supervisão das atividades e da administração doBanco, na prática muitas dessas funções são delegadas à Diretoria Executiva.
A Diretoria Executiva é responsável pela gestão das operações do Banco e, para tanto, pode exercer todos os poderes delegados pela Assembleia de Governadores. A Diretoria Executiva geralmente se reúne uma vez por semana e, entre outras funções, é responsável pela aprovação de propostas de empréstimos e garantias, políticas,estratégias de país, orçamento administrativo, fixação das taxas de juros e tomada de decisões sobre endividamento e outros assuntos financeiros.
A Diretoria Executiva é composta de 14 Diretores Executivos que representam 48países-membros e também inclui 14 Suplentes, que têm plenos poderes para atuar na ausência do titular.
A Diretoria Executiva possui cinco Comitês Permanentes, que examinam ediscutem os documentos posteriormente enviados à aprovação da Diretoria. Todas as 14 Cadeiras da Diretoria Executiva estão representadas em cada um dos Comitês Permanentes.
O trabalho da Diretoria Executiva é orientado pelo Regulamento da Diretoria Executiva, Código de Conduta da Diretoria Executiva do BID e Procedimentos Consolidados e Termos de Referência dos Comitês Permanentes.
De acordo coma Política de Acesso à Informação, em vigor a partir de 1o de janeiro de 2011, o Banco divulga publicamente os seguintes documentos da Diretoria Executiva:
* Agendas das reuniões da Diretoria Executiva, Comitês Permanentes da Diretoria e Comissão de Contribuintes do Fundo Multilateral de Investimentos
* Atas das reuniões da Diretoria Executiva, Comitês Permanentes da Diretoria eComissão de Contribuintes do Fundo Multilateral de Investimentos
* Relatórios dos Presidentes dos Comitês Permanentes da Diretoria Executiva
*
* Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento
* O presidente do BID é o representante legal da instituição e chefe da equipe de gerentes do Banco, sendo responsável pela condução do dia-a-dia dos negócios da instituição e gerenciasuas operações e sua administração, com a ajuda da equipe do Gabinete da Presidência.
* O presidente, que é eleito pela Assembléia de Governadores, preside às sessões da Diretoria Executiva mas não vota, exceto em caso de empate.
* O presidente também elabora propostas sobre as políticas gerais do Banco para que sejam levadas à consideração da Assembléia de Governadores.

O...
tracking img