Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 106 (26290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte 1 – Conceitos Introdutórios
Dados – Matéria bruta de que é feita a informação. Valores fisicamente registrados no banco de dados. Informação – Dado que significa alguma coisa para alguém e é utilizado em algum contexto.

Usuários/Profissionais e Atividades Envolvidas na Área de Banco de Dados
- Considera-se haver quatro grandes classes de usuários de banco de dados: Usuário final:Precisa ter acesso à base de dados para consultar, modificar e gerar relatórios.  Interage com o sistema por meio de programas de aplicação ou através de interfaces integrantes do próprio sistema.  A maioria dos sistemas fornece pelo menos uma aplicação embutida, ou seja, um processador de linguagem de consulta interativo, com o qual o usuário é capaz de emitir instruções de alto nível para o SGBD.Outros possuem ainda interfaces adicionais através das quais os usuários operam escolhendo itens de menus ou preenchendo formulários. Projetista da base de dados:  Decide o conteúdo do banco de dados: Identifica os dados a serem armazenados e escolhe estruturas apropriadas para representar e armazenar tais dados, ou seja, faz o projeto conceitual do banco de dados. Programador de aplicações: 1.Responsável pelo desenvolvimento dos programas que utilizam o banco de dados, caracteristicamente escritos em linguagens de terceira geração (Cobol, PL/I, C, Pascal, Java, etc). 2. Tais programas operam sobre os dados de todas as formas usuais: recuperação, inserção, deleção e atualização de dados são executadas pelo envio de solicitações apropriadas ao SGBD. Administrador de banco de dados (DBA): É a pessoa, ou grupo de pessoas, responsável pelo controle do sistema, tendo as seguintes responsabilidades: o Servir de elo com os usuários: Garantir a disponibilidade dos dados de que eles necessitam. o Definir os controles de segurança e de integridade: Acesso autorizado, quem pode acessar o que, encriptação de dados, auditoria da base de dados. Local físico de armazenamento, duplicação, etc.o Definir estratégias de recuperação: Na eventualidade de danos a partes do banco de dados, causados seja por erro humano, por falha no hardware ou no sistema operacional, é importante recuperar os dados o mais rapidamente possível e com o mínimo de conseqüências para o restante do sistema. o Monitorar o desempenho e atender as necessidades de modificações.

Modelo Relacional e Outros
- Umsistema relacional é aquele no qual: 1) Os dados são percebidos pelos usuários como tabelas; 2) Os operadores à disposição dos usuários são operadores que geram novas tabelas a partir das antigas. 1

NOME João Ana S a n d ra M a rc o s

RUA R ia c h u e lo G a l O s ó r io A c á c ia s A p a r e c id a

C ID A D E S o ro c a b a Itú S o ro c a b a São R oque

NÚMERO CONTA 900 556 800 647NÚMERO SALDO CONTA 900 5 5 ,0 0 556 1 0 0 0 0 0 ,0 0 800 4 2 6 7 ,0 0 647 3 5 8 ,0 0

-

-

O modelo relacional resultou de um estudo teórico realizado por Codd (pesquisador da IBM), tendo por base a teoria dos conjuntos e a álgebra relacional. O estudo foi apresentado em 1970, mas só nos anos 80 foi implementado. Revelou-se ser o mais flexível e adequado ao solucionar os vários problemas quese colocam ao nível da concepção e implementação das bases de dados. A maioria dos sistemas de bancos de dados desenvolvidos nos últimos anos são relacionais, ao contrário dos sistemas mais antigos. A abordagem relacional representa a tendência dominante no mercado de hoje e o modelo relacional é considerado como a evolução mais importante em toda a história do ramo de banco de dados.

-

-Os Outros Pode-se dividir os sistemas de acordo com as estruturas de dados e os operadores que apresentam ao usuário em cinco categorias: hierárquico, rede, lista invertida, relacional e orientado a objetos. O modelo orientado a objetos foi o último a surgir (meados dos anos 80), sendo utilizado em aplicações tais como Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e sistemas CAD/CAM. A seguir...
tracking img