Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1
Marcar questão
Texto da questão
A universidade é um espaço de poder, já que o diploma pode ser um passaporte para a ascensão social. No entanto, apenas 2% dos estudantes são afrodescendentes.
Em um país em que os afrodescendentes são 64% dos pobres e 69% dos indigentes (dados do IPEA), em que no índice de desenvolvimento humano geral (IDH, 2000), o país figura em 74º lugar, mas que,sob o recorte étnico-racial, o IDH relativo à população afrodescendente indica a 108ª posição (enquanto o IDH relativo à população branca indica a 43ª posição), faz-se necessária a adoção de ações afirmativas…
 
Assinale o item que poderia colaborar para a solução deste cenário.
I- A reserva de ao menos 20% dos cargos às mulheres para as candidaturas às eleições municipais.
II - percentual decargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência.
III - a adoção de cotas para afrodescendentes em Universidades.
IV - a adoção de cotas em benefício da população afrodescendente, em especial nas áreas da educação e do trabalho.
Escolha uma:
Item IV
Item II
Item I
Item III

Questão 2
Marcar questão
Texto da questão
No vídeo “Os brasileiros e os portugueses”, vimosque o moderno e o arcaico configuram diferentes paisagens, conformando uma cultura brasileira muito rica. Assinale as afirmações corretas sobre o minidocumentário:
I – O Brasil é resultado da união de três povos: portugueses, africanos e índios
II – Na chegada ao Brasil, no século XV, os portugueses tinham como objetivo a exploração das riquezas e a colonização através da religião católica.
III- Para o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, os povos nativos brasileiros “conquistaram os conquistadores portugueses”.
IV – Os portugueses eram a maioria da população no país.
V – A colonização foi uma decisão tomada para defender a riqueza da nova terra.
 
Escolha uma:
Itens I , III e V 
Itens II , III e IV
Itens I , II e IV
Itens I , III e IV

Questão 3

Marcar questão
Texto daquestão
De acordo com o texto de Flavia Piovesan, assinale a alternativa incorreta
I - a população afrodescendente, as mulheres, as crianças e demais grupos devem ser vistos nas especificidades e peculiaridades de sua condição social.
II - a diferença não mais seria utilizada para a aniquilação de direitos, mas, ao contrário, para a promoção de direitos.
III - do direito à igualdade, surge,também, como direito fundamental, o direito à diferença. Importa o respeito à diferença e à diversidade, o que lhes assegura um tratamento especial.
IV - temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza.
V - A discriminação ocorre quando somos tratados iguais, em situações diferentes; e comodiferentes, em situações iguais.
Escolha uma:
Não existe incorreta 
O item I está incorreto
O item II está incorreto
O item V está incorreto
O item IV está incorreto

Questão 4
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as Ações Afirmativas, pode-se dizer que:
I - Se constituem como poderoso instrumento de exclusão social;
II - Constituem medidas especiais e temporárias que, buscando remediarum passado discriminatório, objetivam acelerar o processo de igualdade, com o alcance da igualdade substantiva por parte de grupos vulneráveis, como as minorias étnicas e raciais, as mulheres, dentre outros grupos.
III - Enquanto políticas compensatórias adotadas para aliviar e remediar as condições resultantes de um passado discriminatório, cumprem uma finalidade pública decisiva para o projetodemocrático, que é a de assegurar a diversidade e a pluralidade social.
IV - Constituem medidas concretas que viabilizam o direito à igualdade, com a crença de que a igualdade deve se moldar no respeito à diferença e à diversidade.
Escolha uma:
O item I está incorreto
O item II está incorreto
O item III está incorreto 
O item IV está incorreto
Todos os itens estão corretos

Questão 5...
tracking img