Queimadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Máquinas Industriais
Queimadores

Engenharia de Sistemas Energias Renováveis 2010/2011

Realizado por: Mário Miranda nº7623 Orientado por: Manuel Ribeiro

Índice

Introdução..................................................................................................................... 3 FornoIntermitente e Eléctrico ..................................................................................... 4 Fornos intermitentes e contínuos, vantagens e desvantagens .................................... 5 Funcionamento de um queimador ............................................................................... 6 Queimador jet.............................................................................................................. 7 Procedimento ............................................................................................................... 8 Resultados ..................................................................................................................... 9 Conclusão.................................................................................................................... 10 Bibliografia .................................................................................................................. 11

Introdução

No decorrer da disciplina de Máquinas Industriais, a última aula prática focou-se na observação do processo de combustão a gás natural num forno intermitente com queimadores Jet. Inicialmente só com um queimadordepois com quatro queimadores. Posteriormente verificamos a variação de gás consumido por um só queimador, primeiro a baixa potência e depois a máxima potência. Um queimador é um equipamento que mediante o processo de combustão, tem como finalidade realizar a transformação de energia química de um combustível em calor podendo este ser líquido, gasoso ou sólido. O queimador também controla atemperatura, pressão, recirculação de gases e faz a atomização correcta do combustível no sistema. Assim sendo este trabalho vai abordar os principais tipos de queimadores existentes no mercado com especial atenção para o queimador Jet utilizado no forno.

Fornos intermitentes
Os fornos a gás como os eléctricos são os mais utilizados hoje em dia. Isto deve-se, fundamentalmente ao seu aspecto prático ede facilidade de funcionamento. Hoje em dia estes fornos comercializados têm um isolamento em fibra cerâmica, o que os torna leves e perfeitamente isolados. Os fornos a gás podem ser alimentados por botijas de butano ou propano ou por intermédio de gás canalizado. O uso do gás em botija permitiu o aparecimento de fornos portáteis de cozedura rápida e revestidos a fibra dentro de uma estruturametálica. Além disso, os fornos a gás permitem qualquer tipo de cozedura. Com a introdução de gás canalizado nas cidades, permite a utilização de fornos de maior dimensão, contudo estes devem estar em locais bem arejados para evitar possíveis acumulações de gás não queimado. A principal vantagem de um forno a gás comercializado reside na facilidade de controle de temperatura, aumentando ou diminuindo aentrada de combustível. Outra vantagem é os queimadores não atingirem directamente as peças com a respectiva chama.

Fig.1 – Forno intermitente

Forno eléctrico
Este limita-se á cozedura numa atmosfera oxidante, embora seja possível uma atmosfera redutora esta é desaconselhada porque irá corroer prematuramente as resistências eléctricas. A sua maior vantagem reside na segurança de utilização,de produzir uma combustão limpa e também e sua facilidade de manuseamento. Geralmente em fibra cerâmica e ladrilhos refractários, está revestido exteriormente em chapa metálica. Os ladrilhos sustêm no interior do forno as resistências eléctricas que se situam geralmente na base, lados e porta.

Fornos intermitentes e contínuos, vantagens e desvantagens.
Intermitentes Vantagens    Mais...
tracking img