Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

O Portfólio Banco de Dados apresenta o Modelo Entidade-Relacionamento e o MRX(Modelo Estendido) com suas devidas especificações,características, funções e representações.logo após, a resolução dos exercícios propostos utilizando a ferramenta brModelo e uma descrição textual narrativa baseado na leitura do D.E.R. , proporcionando a oportunidade de conhecer e desenvolver amatéria estudada.




































2 Modelo Entidade Relacionamento-MER
Foi desenvolvido na década de 70 pelo professor Peter Chen, com a finalidade de representar as estruturas de dados de uma forma mais natural e mais próxima do mundo real dos negócios
O modelo de entidade e relacionamento é o mais utilizado atualmente, devido a suasimplicidade e eficiência. Baseia-se na percepção de mundo real, que consiste em uma coleção de objetos básicos, chamados entidades e relacionamentos entre esses objetos. Você poderá usar ou não um software para modelagem de dados.

A modelagem de dados consiste em uma série de análises conceituais e lógicas para encontrar a melhor disposição possível de armazenamento e manutenção das informaçõesno banco de dados. A modelagem envolve um profundo estudo de caso, seguido da análise de projeto, que pode ser dividida em duas etapas:

 Análise de Entidades
 Análise de Relacionamentos

 Entidade é aquele objeto existente no mundo real, com uma identificação distinta e significado próprio. São as coisas que existem no negócio, ou ainda, que descrevem o negócio em si. Se algo existe eproporciona algum interesse em manter dados sobre ele, isto caracteriza como uma Entidade do negócio.

Desta forma, podemos dizer que uma entidade será uma tabela em nosso banco de dados. Na verdade quando identificamos todas as entidades, estaremos definindo quais serão as tabelas que teremos que criar em nosso banco de dados.

Atributos - São propriedades (características) queidentificam as entidades. Uma entidade é representada por um conjunto de atributos. Os atributos podem ser simples, composto, multivalorado ou determinante.

Atributo Simples- Não possui qualquer característica especial. As maiorias dos atributos serão simples. Quando um atributo não é composto, recebe um valor único como nome, por exemplo, e não é um atributo chave, então ele será atributo simples.Atributo Composto - o seu conteúdo é formado por vários itens menores. Exemplo: Endereço. Seu conteúdo poderá ser dividido em vários outros atributos, como: Rua, Número, Complemento, Bairro, Cep e Cidade

Atributo Multivalorado - o seu conteúdo é formado por mais de um valor.Exemplo: Telefone. Uma pessoa poderá ter mais de um número de telefone. É indicado colocando-se um asteriscoprecedendo o nome do atributo.

Atributo Determinante - identifica de forma única uma entidade, ou seja, não pode haver dados repetidos.É indicado sublinhando-se o nome do atributo. Exemplo: CNPJ, CPF, Código do fornecedor, Número da matrícula, etc. Os atributos determinantes serão as chaves primárias no banco de dados e seu uso tem implicações na normalização de dados.

 Relacionamento entreentidades é o tipo de ocorrência existente entre entidades. O símbolo que representa o relacionamento no modelo E-R é um losango com o nome do relacionamento escrito no seu interior, como no exemplo a seguir.


Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas, há casos em que não há relacionamento entre entidades, nestes casos consideramos como entidadesisoladas.

Tipos de relacionamento
Existem três tipos de relacionamento entre entidades:

• um-para-um
• um-para-muitos
• muitos-para-muitos

Relacionamento um-para-um
O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.
Este relacionamento é representado pelo sinal: 1:1
Veja o exemplo:





Relacionamento um-para-muitos
O...
tracking img