Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcos Vinícius Correia da Silva MVCDS

Banco de Dados Básico
Do conceito ao BD com alguns truques e dicas, seja lá qual for a diferença…

Oficinas de Inverno 2011 SENAC

Banco de Dados: Introdução, 3 Dado: Introdução, 3 Matemática: Introdução, 3 SGBD: Introdução, 3

Desculpem a demora, gente, mas taí como prometido!

Fiz a apostila pra compensar as más condições na qual trabalhei (olaboratório tinha um programa que apagava o nosso progresso e não foi instalado o Oracle [por isso o Access que fui forçado a aprender a mexer]) e a minha desorganização em ensinar tanta gente de uma só vez (com um programa desconhecido pra mim), não deu pra passar tudo que eu aprendi – o lado bom é que nos prendemos realmente ao básico prometido no nome do curso XD

Introdução
    Dado:pedaço de informação que um sistema irá manipular através de programação, independente da linguagem. Banco: lugar que guarda algo de valor, como dinheiro ou… dados, formando um Banco de Dados (BD). BD: arquivo que contem os dados da aplicação de forma organizada SGBD: sistema de gerenciamento de BD que manipula os dados do banco, ele segue estes requisitos: o Definição: define os dados armazenados,a relação entre eles, a semântica e restrições sobre eles. o Construção: cria as estruturas do BD e armazena os dados neles. o Manipulação: consulta e atualização dos dados, as aplicações irão usar esse lado (inserindo, consultando, alterando e/ou removendo).

Mas por que armazenar dados? O principal motivo é o financeiro, informações são importantes pra negócios e tornar o processo digitalgarante que não haja perda de dados, garante agilidade e da maior confiabilidade para os empresários… e dinheiro pra quem programa.

A melhor maneira encontrada para armazenar os dados foi através de uma matriz bidimensional, por razoes matemáticas. Ou seja, X e Y, representados através de uma tabela com colunas (tribunas ou campos) e linhas (registros ou tuplas). OBS: Hoje já há bancos de dadostridimensionais!

Criando o BD
O primeiro passo para construí o BD é estudar o negocio para modelarmos o dado de forma adequada e consistente aos negócios. Vamos fazer uma loja fictícia, não sei como uma loja funciona, mas podemos supor algumas coisas:  A loja tem funcionários.  Funcionários vendem produtos para os clientes.  Clientes podem comprar online.  Os produtos são obtidos defornecedores.  Cada funcionário tem uma especificação (cargo). Bem, isso resume bem como eu acho que uma loja funfa. Vamos separar então: quem e o que iram se tornar entidades e as operações e os “comos” iram se tornar relacionamentos nas modelagens, a mais conhecida é o modelo entidade-relacionamento (MER) cuja representação é o DER (diagrama de entidaderelacionamento). O primeiro passo do MER é omodelo conceitual.

Representados por retângulos, as entidades representam pessoas, objetos, empresas, etc… geralmente algo que possa interagir. Para algo se tornar entidade tem de cumprir dois requisitos: 1. Ser importante pro sistema Conter informações para ser armazenado – eles tem atributos indicados por círculos próximos à entidade

As relações são representadas por losangos. Eles interligamas entidades através de valores mínimos e máximos dos dois lados da relação. Os valores podem ser:  0: nenhum/zero  1: um  N: muitos Lembrando que 0 não pode ser máximo (senão não há relação) e que N não pode ser mínimo por que é o maior dos três valores!

Dependendo do que ocorre, pode surgir uma entidade-associativa ou relacional, sua representação está acima. Ela é como uma entidadequalquer, mas nascida de uma relação – como veremos – entre outras entidades, isso significa que ela é importante para o sistema, contem atributos e pode ter relações.

f d

Alguns dos atributos são mostrados aqui: o azul indica o indicador, algo que seja único para servir como identificação do o registro dentro da tabela. Os atributos são de tipos de dados diferente (números, texto, data, etc). O...
tracking img