Banco de dados orientado a objetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bancos de Dados Orientados a Objetos

1- Conceitos Fundamentais

É um banco de dados onde cada informação é armazenada na forma de objetos. O gerenciador do banco de dados para orientado é referenciado pelo ODBMSOU OODBMS
Dois fatores levaram a criação da tecnologia de banco de dados orientado a objetos, primeiro porque um banco de dados relacional se torna difícil de utilizar com dadoscomplexos e segundo, porque geralmente os dados são manipulados pela aplicação escrita usando linguagem de programação, o que é uma operação tediosa de ser feita.
O Banco de dados Orientado a Objetos, teve inicio em projetos e pesquisas de faculdades e centros de estudos e começou a se tornar produto comercialmente viável da década de 80.

1 2 - Recursos Técnicos

Em um banco de dadosorientado a objetos, os dados são armazenados como objetos e só podem ser alterados pelos passos definidos pela casse a que estes objetos pertencem. Os objetos são organizados em hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características dos seus supertipos.
A grande parte dos bancos de dados oferece uma linguagem de consulta, permitindo que os objetos sejam encontrados de forma mais próxima, ouseja a junção da consulta com uma interface faz toda diferença nos produtos de mercado.
O acesso aos dados pode ficar muito mais rápido, pois dispensa as junções, isto é, um objeto pode ser obtido diretamente sem busca, seguindo os ponteiros.
Aplicações multimídia são facilitadas porque os métodos de classe associados com os dados são responsáveis pela correta reprodução.
Muitos banco de dadosorientados a objetos oferecem suporte a versões. Um objeto pode ser visto de todas as várias versões. Ainda, versões de objetos podem ser tratadas como objetos na versão correta. Alguns banco de dados orientados a objetos ainda provem um suporte sistemático a triggers e constraints que são as bases dos bancos ativos.

3 - Modelos de Dados Orientados a Objetos

Objeto
São abstrações do mundoreal, com interface de nomes de operações e um estado local que permanece oculto. Um objeto tem um estado interno descrito por atributos que podem apenas ser acessados ou modificados através de operações definidas pelo criador do objeto. Um objeto individual é chamado de instância ou ocorrência de objeto. A parte estrutural de um objeto (em banco de dados) é similar à noção de entidade no modeloEntidade-Relacionamento.

Estrutura do Objeto
Um objeto é constituído de dados e códigos. A um objeto estão vinculados:
-Conjunto de Variáveis (atributos);
-Conjunto de mensagens (forma de comunicação entre objetos);
-Conjunto de métodos (implementação das mensagens);

A interface de um objeto é formada pelo seu conjunto de mensagens, ou seja, a interface reconhece quais são as mensagensque um objeto deve responder.
Como a interface é a única parte acessível do objeto, é possível fazer alterações no código de implementação das mensagens sem modificar a forma de comunicação entre os objetos, essa pode ser considerada uma das maiores vantagens da orientação a objetos.

Classes de Objetos
Quando existem objetos similares, ou seja, objetos que tem as mesmas mensagens, mesmosmétodos e variáveis com mesmo nome e tipo, podem ser agrupados e constituir uma classe. Os objetos de uma classe são chamados instancias desta classe.

Herança
Através de um estudo analítico das classes identificadas é possível estabelecer uma hierarquia de classes, para determinar quais classes são potencialmente indicadas para participarem da hierarquia. Após isso deve-se fatorar as variáveisdo mesmo nome e tipo e os métodos para aloca-los em uma outra classe. Nesta hierarquia, as classes fatoradas são chamadas de subclasses e as classes que receberam as variáveis e os métodos em comum são chamadas de super caces.
Nas hierarquias de vários níveis, identificar o caminho do nível mais alto para o nível mais baixo, a classe mais baixa herda todas as variáveis e os métodos das classes...
tracking img