Banco de capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Curso Médio Integrado em Eletrotécnica
Disciplina: Sistemas Elétricos de Potência
Professor: Diego
Turma: 302












BANCO DE CAPACITTORES EM DERIVAÇÃO

COMPONENTES: Arthur Williams Nº 04
Bruno José N° 05Bruno Vinícius Nº 06










Teresina – Pi
Maio de 2009
BANCO DE CAPACITORES EM DERIVAÇÃO

Para uma melhor compreensão, vamos começar com o conceito de alguns aspectos construtivos de um banco de capacitores em derivação.
Alguns Aspectos Construtivos
➢ Capacitor Individual
Estes capacitores têm uma composição diferente dos comuns, pois agoravão suportar tensões mais elevadas.
A parte ativa principal usada na construção destes capacitores consiste em papel ou filme (polipropileno) ou papel e filme, alumínio e liquido de impregnação, sendo que neste ultimo dá-se preferência aos biodegradáveis.
Há alguns anos atrás o óleo impregnante era o asquarel (pentaclorodifenil), que, por suas características adversas à saúde e ao meioambiente, tornou-se necessária a sua substituição. Nas unidades capacitivas mais modernas, já se encontra um impregnante de nome químico isopropildifenil que atende às propriedades físicas como o asquarel e possui a vantagem de ser biodegradável.
A figura a seguir mostra um capacitor individual.









➢ Unidade Capacitiva
Uma unidade capacitiva, ou lata ou célula é o conjunto formadopor associação série/paralelo de capacitores individuais. Seus componentes básicos são principalmente: capacitores individuais, resistor interno de descarga e fusíveis (internos ou externos). Algumas unidades capacitivas mais modernas não usam, na sua proteção, fusíveis, ou seja, não possuem fusíveis.
O resistor interno de descarga tem por objetivo reduzir a tensão nominal do sistema até 50 V oumenos, num determinado tempo (normalmente 5 minutos), após o capacitor ter sido desligado da fonte de tensão. A finalidade do fusível é de proteção, porem cada um dos fusíveis internos e externos tem suas particularidades e vantagens. O fusível interno tem suas vantagens como: a queima deste, que é ocasionada pela lesão de seu respectivo capacitor individual, não altera o funcionamento da unidadee ela continua operando, porem, alguns elementos de lata ficarão sujeitos a uma pequena sobrelevação de tensão e, por isso, haverá redução da vida útil destes elementos, também podem evitar que a lata defeituosa não exploda, entre outras vantagens; a principal vantagem do fusível externo, é a facilidade visual de localização do elemento defeituoso, sendo a sua troca feita com relativasimplicidade. A filosofia de projeto de uma unidade capacitiva sem fusível consiste de poucos elementos (capacitores individuais) em paralelo e muitos em série. As funções desempenhadas pelos fusíveis têm se tornado secundário pela alta qualidade dos materiais de isolamento usados atualmente em capacitores. A falha de um elemento capacitivo individual provoca um pequeno aumento de tensão nos elementos sérieremanescentes daquela coluna. Devido ao pequeno aumento na tensão distribuída por todos os elementos série da coluna é improvável a ocorrência de outras falhas.
As figuras a seguir ilustram esquemáticos de unidades capacitivas.













Unidade Capacitiva com Fusível Externo Unidade Capacitiva com Fusível Interno
➢ Banco de Capacitores em DerivaçãoOs Bancos de Capacitores são constituídos por uma associação série/paralelo das unidades capacitivas. Normalmente é feito um estudo técnico-econômico tendo em vista a ligação dos bancos ao sistema elétrico. Algumas vezes, se utilizam transformadores para abaixar a tensão até a tensão nominal dos bancos, mas a melhor prática é a ligação em série de grupos de lata em paralelo.
A figura a...
tracking img