Balantadiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BALANTIDIOSE

[pic]

Classificação Científica

Reino: Protista
Filo: Ciliophora
Classe: Ciliata
Subclasse:Holotricha
Ordem: Trichostomatida
Família: Balatiididae
Gênero: Balantidium
Espécie: B.Coli

Nome binomial:

Balantidium coli

Agente Etiológico

Resumo

Balantadium coli é o protistacausador da balantidiose, que é uma infecção do intestino grosso do homem, é um parasita que se multiplicam também no intestino, produzindo cistos, os trofozoitos de formas infectantes, esses cistos etrofozoitos são eliminados nas fezes podendo contaminar o ambiente e assim transmitir a infecção a outros hospedeiros. A infecção se manifesta com febre, anorexia, náuseas, vômitos e diarréias, podendo seevoluir a disenteria com fezes contendo muco, pus e sangue e nos casos mais graves desidratação e homorragia intestinal podendo assim assumir forma crônica.
O diagnóstico pode ser feito pelavisualização de trofozoitos ou cistos nas fezes.

Cisto
[pic]

CARACTERISTICAS DO PROTOZOÁRIO

Os protozoários ciliophora, são geralmente denominadosciliados, que se caracterizam pela presença de cílios que lhes ajudam nos movimentos.
O filo cilophora apresenta grande número de espécies de importância na ecologia do aparelho digestivo de ruminanteseqüídeos, funcionando como simbiontes, ou seja, formando uma relação mútua e vantajosa entre eles. Uma espécie do balantidium existente nos suínos pode infectar o homem,. Há uma divergência de opiniõessobre a patologia desse protozoário nos humanos, pois é o único ciliado que pode ser encontrado na nossa espécie.

[pic]

Modo de Transmissão

O contágio do homem se realiza por via oral,...
tracking img