Bairro lagoa nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O trabalho de pesquisa coordenado pelo professor Erick Melo tem como objetivo demonstrar e avaliar o bairro de Lagoa Nova, obtendo informações a respeito do processo historia do bairro, o seu macrozoneamento, e a sua verticalização, pesquisando principalmente como o bairro se encontra nos dias atuais. Além disso, será mostrado através de fotografias e mapas como o bairro eraantigamente e como ele se encontra atualmente, podendo perceber melhor a sua mudança, tendo o foco principal na região onde fizemos um projeto, tendo o objetivo de construí-lo.

2 DESENVOLVIMENTO
Lagoa Nova é um bairro nobre localizado em Natal, da capital do Estado do Rio Grande do Norte. Localizado na zona sul, limita-se ao norte com os bairros do Tirol, Lagoa Seca e Alecrim; ao sul com os bairros deCandelária e Capim Macio.
Macrozoneamento

Mapa elaborado pela SEMURB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, 2008.
2.1 Verticalização no bairro de Lagoa Nova
A verticalização no bairro de Lagoa Nova foi no período de 2000 a 2008. Inicialmente focalizaram-se as relações entre a construção civil e o território como palco da atividade econômica, tendo o foco principal no bairrode Lagoa Nova, que passou, e vem passando por grandes transformações territoriais. Assim, volta para o âmbito da verticalização, uma vez ocorrido, mas estacionado devido à onda das segundas residências. Nele a implementação das moradias verticais não causará muitas implicações, pois o bairro possui boa estruturação urbana e capacidade de adequação sem muitos danos ao território, aos lugares demuitos habitantes e ao ambiente.
Diante do grande fluxo de capital estrangeiro acumulado pelas construtoras e as implicações do novo Plano Diretor de Natal, o bairro de Lagoa Nova volta a ser um novo palco do desenvolvimento vertical.
O bairro localiza-se na Zona Administrativa Sul da Capital, que na classificação por renda dos bairros e das regiões, é o primeiro colocado entre as quatro zonas, eencontra-se em quinto colocado dentre os bairros de maior renda por domicilio, perdendo para Petrópolis, Tirol, Capim Macio e Barro Vermelho. Os padrões sociais no bairro estudado é médio-alto a alto, em sua maioria, mas ainda se tem presente baixo padrão social, em menor escala.
O bairro é bem servido pelo comercio e serviços, e isto chega a ser um dos atraentes para o mercado imobiliário nolocal. Encontra-se próximo a CEASA, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao Midway Mall (shopping que é referencia nacional, e centro de vários serviços, um território puramente comercial). Além disso, sua malha viária é bem estruturada, por possuir vias de escoamento largas, possibilitando um fluxo tranquilo de automóveis. O bairro possui um bom ordenamento territorial e organização urbana.Sua verticalização é tão recente quanto o bairro. Desenvolvido na década de 1960, foi o segundo aglomerado planejado da cidade depois de Cidade da Esperança. Tem o seu nome inspirado com as instalações do Centro Administrativo e do campus da UFRN, onde lá existia uma lagoa nova. Além disso, a denominação atual de “bairro jurídico” deve-se a instalação do Tribunal Regional do Trabalho, a JustiçaFederal e o Fórum de Natal que se instalaram no bairro, levando obras públicas verticais.
Além desses fatores o bairro é visado para a construção predial vertical, pois está fora das ZPA‟s, por não ter implicações nas áreas de foco turístico, por ser uma área adensável verticalmente e ter vastos terrenos não construídos, ou, nos já construídos ter uma grande área, diminuindo a necessidade deexpropriação.
Além disso, um dos valorizadores da especulação imobiliária no bairro é o carnaval fora de época da Capital, o Carnatal, que traz um movimento turístico ao local, e a mescla do território, em que o governo trabalha em parceria com a promotora do evento, ou seja, com uma empresa de serviços, ligando o bairro ao setor informacional, que aumenta nessa época no local em que ocorre a...
tracking img