Maconha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CANNABIS SATIVA

BOA VISTA RR, 16 de Abril de 2013.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR CATHEDRAL
PROFESSOR: ADÔNIS MOTTA.
ACADÊMICAS: DAYANNE M. VASCO, FABIANA P. SILVA, GEZYANE ARAÚJO, ITAYNARA B. MAIA, KEROLAINE ARAÚJO, ROSÊCLÉIA B. FREITAS.
DISCIPLINA: TOXICOLOGIA E ANÁLISE TOXICOLÓGICA.
TEMA: CANNABIS SATIVA (MACONHA).

CANNABIS SATIVA

BOA VISTA RR, 16 de Abril de 2013.

RESUMO

Opresente trabalho tem a finalidade de aborda os efeitos da CANNABIS SATIVA no organismo, bem como sua toxicocinética e dinâmica.
No decorre do trabalho também será esclarecido sobre a origem da CANNABIS SATIVA e seus principais compostos químicos.

INTRODUÇÃO

CANNABIS SATIVA popularmente conhecida como maconha, marijuana, baseado, beck e etc. É uma droga ilícita sendo a mais cultivadatraficada e consumida do mundo. De origem Asiática, foi introduzida no Brasil na época das capitanias, utilizada bastante por classes baixas e foi sendo difundida com tempo entre jovens de todas as classes. A maconha é normalmente usada como fumo, às folhas e algumas vezes flores e plantas são partes usadas da maconha. O principal ativo da planta é o THC (tetra hidro canabinol), sendo ele oresponsável pelos efeitos que a droga causa no organismo. O haxixe é uma preparação obtida por grande pressão que se torna uma pasta semi-sólida, que pode ser moldada sob a forma de bolotas e que tem grande concentração de THC.

CANNABIS SATIVA

Contém aproximadamente 400 substâncias químicas, entre as quais se destacam pelo menos 60 Canabinóides que são os responsáveis pelos seus efeitos psíquicos. Otermo Canabinóides se refere a todos os ligantes dos receptores Canabinóides e compostos relacionados, incluindo ligantes endógenos e grande número de análogos sintéticos. O haxixe é extraído da mesma planta onde se extrai a maconha. Mais precisamente, é uma espécie de resina retirada das folhas da CANNABIS SATIVA sendo assim, possui uma concentração maior de THC, que é a substância psicoativa dadroga que é ilícita e alucinógena. A resina é prensada em pedaços, em pelotas ou tabletes. Os efeitos praticamente são os mesmo da maconha, porém devido a maior concentração de THC, os efeitos são mais intensos. Excitação seguida de relaxamento, euforia, falar em demasia, fome intensa, olhos avermelhados, palidez, taquicardia, pupilas dilatadas e boca seca e etc. o Skank também conhecido comosuper-maconha e skunk é uma droga mais potente que a maconha, ambas são retiradas da espécie CANNABIS SATIVA e por esse motivo possui em suas composições o mesmo princípio ativo THC (tetra-hidro-canabinol). A diferença do skunk para maconha é no cultivo sendo que skunk é cultivado em laboratório, o preparo da Cannabis Sativa para obtenção do Skank é feito em estufas com tecnologia hidropônica. O THCpresente no skunk é 7 vezes maior que na maconha, sua porcentagem chega até 17,5% sendo que a maconha é de 2,5%. O skunk começa ser absorvido pelo fígado até que o composto THC alcance o cérebro e o aparelho reprodutor. Alguns efeitos colaterais da droga podem ser alterações da serotonina e da dopamina no organismo, ocorrendo dificuldades com a concentração por provocar danos aos neurônios. Emgeral os efeitos do skunk são semelhantes aos da maconha, porém com uma intensidade 7 vezes maior.

* ESTRUTURA QUÍMICA
Os principais canabinóides psicoativos são o Delta-8-THC e Delta-9-THC.
O Delta-9-Tetrahidrocanabinol (Delta-9-THC) é o mais abundante e potente destes compostos sendo o principal responsável pelos efeitos psicoativos e propriedades reforçadas dos Canabinóides.

*TOXICOCINÉTICA
A maconha pode ser fumada ou ingerida, mas a forma mais usada é a de fumo. Ela vai ser absorvida por via pulmonar e em seguida vai atingir o sistema nervoso central por alguns segundos. Sendo utilizada por via oral sua absorção é lenta de 30 a 60 minutos. O THC é metabolizado no fígado gerando um metabólito mais potente que ele mesmo, o THC é muito lipossolúvel ficando armazenada no...
tracking img