BahausxDeutcher

920 palavras 4 páginas
No período imediatamente anterior à Primeira Guerra Mundial a Alemanha caminhava para se tornar a nação européia mais industrializada e militarizada. Com sua rápida urbanização e expansão, era por vezes comparável ao progresso norte americano, em contraponto aos outros países europeus, principalmente por seus progressos na nova arquitetura e artes, tornando-se referência na época.
Em 1901, o arquiteto e pintor belga Henry van de Velde (1863–1957) chegou à cidade alemã de Weimar, e lá fundou a Escola de Artes Aplicadas, em 1906. Em oposição à rígida educação artística acadêmica, ministrada na vizinha Escola Superior de Artes Plásticas, o ensino e a metodologia em sala de aula daquela escola orientava-se para uma renovação da arte industrial, visando à solução de problemas formais relevantes do ponto de vista prático, e não à produção de uma arte autônoma.
Na Alemanha, em 1907, surgiu a Deutscher Werkbund (Federação Alemã do Trabalho), uma associação interdisciplinar que agrupava desenhistas industriais, arquitetos, artistas, produtores e comerciantes, criada por um grupo de arquitetos que implantou muitas ideias no campo do funcionalismo e padronização, que originaram a guten form . No mesmo período, Peter Behrens, que teve discípulos como Mies van der Rohe, Le Corbusier e Walter Gropius, vinculou arte e técnica na sua obra .
Em 1915, Henry van de Velde sugeriu para seu sucessor, além dos nomes de Hermann Obrist e August Endell, também o do arquiteto berlinense Walter Gropius (1883-1969, Figura 01). Gropius era assistente de Peter Behrens, em Berlim, e teve contato com uma nova concepção de arquitetura. Já havia se destacado antes do início da guerra, por uma série de construções que o caracterizavam como um arquiteto progressista, que não negava a técnica, mas antes empregava conscientemente suas possibilidades estéticas e construtivas (WICK, 1989). Figura 01. Walter Gropius (Fonte DROSTE, 2002 p. 23). Nessa época, também foi esboçada a criação de um

Relacionados