Baermann e karo-katz

647 palavras 3 páginas
Relatório de Parasitologia:
Método de Baermann e Kato-katz

Objetivo:
Realização e familiarização com o métodos de Coprocultura, Baermann Moraes e Kato-Katz para a obtenção de amostras com possíveis larvas vivas e ovos de helmintos.
Material Utilizado Palitos de picolé Gazes cirúrgica
Béquer de 50mL
Água
Suporte de madeira Funil de vidro acoplado a mangueira de borracha Peneira plástica Pinça de Mohr Vidro de Relógio Banho-Maria
Pipeta de Pauster
Microscópio
Procedimento: Acoplando-se a mangueira de borracha no funil e colocado-se sobre o suporte de madeira. Uma pinça de mohr foi utilizada para fechar a mangueira, não permitindo que houvesse perda de água durante o método.
Simultaneamente,aqueceu-se água no banho-maria à 45°C, e com o auxílio de um béquer de 50m transferiu-se para o funil, enchendo-o parcialmente para que o nível de água não atingisse o fundo da peneira que seria colocada posteriormente no sistema.
Em um filtro de gaze, com um palito de picolé, espalhou-se um pouco de coprocultura(fezes formadas), com cuidado para que fragmentos não ultrapassassem o filtro. Em seguida, fixou-se o filtro em uma peneira, e o funil preparado foi completado com água até que ela encostasse no fundo da peneira, sem que as fezes ficassem submersas.Esperou-se cerca de 60 minutos e uma alíquota de água foi coletada em um vidro de relógio, embora o procedimento padrão indique que o tempo desejável para este método esteja entre 1h e 1:30h.
Método de Kato Katz
Matérial:
Papel toalha
Papel higiênico
Kit para Kato-Katz(Tela de náilon, cartão retangular com orifício central. Palito de plástico,lamínula de celofane embebida em solução aquosa glicerinada e verde malaquita)
Microscópio
Palito pequero
Procedimento:
Pegou-se uma pequena porção de fezes e colocou-se sobre o papel higiênico que em seguida adicionou-se a tela de náilon onde comprimiu-se o material fecal.Com o auxilio do palito pressionou-se o material fecal e realizou-se a

Relacionados