B1f890a5 F239 42ec B8a6 3bb6f921e74b

969 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

ANEXOS 7
ANEXO A – Questionário 8

1 INTRODUÇÃO
Durante séculos a preocupação com os cuidados com os cabelos vem acompanhando os homens. Daí surgiu a necessidade de criar produtos para os cuidados diários com os cabelos, assim nasceram os cosméticos capilares.
Com o passar do tempo foram sendo criados diversos produtos capilares com variadas finalidades. Porém algumas substâncias contidas em suas formulações podem causar possíveis reações alérgicas.
Este trabalho tem como objetivo levantar quais os produtos químicos capilares, utilizados em salões de cabeleireiro, causaram reações adversas a clientes de um determinado salão de beleza, e quais os procedimentos e orientações do profissional da estética para cada caso.

2 DESENVOLVIMENTO
Uma pesquisa foi realizada, por meio de um questionário, com cinco clientes de um determinado salão de beleza. Através desse questionário pode-se levantar dois produtos responsáveis por reações alérgicas: o formol e a tintura.
As clientes 1, 3, 4 e 5 tiveram reação alérgica à tintura, que lhes causou respectivamente coceira e formigamento; coceira; formigamento; coceira, durante a aplicação do produto. O procedimento da profissional da estética para elas foi interromper imediatamente a aplicação e enxaguar abundantemente os cabelos das clientes até retirar o produto por completo. As orientações passadas por ela foram ingerir a maior quantidade possível de água, para que as toxinas fossem eliminadas do corpo o mais rápido possível por meio da urina. E também orientou a evitar o contato com o produto novamente e com substâncias irritantes ou alergênicos conhecidos, procurando outras alternativas para a necessidade de cada uma.
Já a cliente 2 teve reação alérgica ao formol, que lhe causou vermelhidão e irritação durante a aplicação do produto. O procedimento da profissional da estética

Relacionados