Metodologia Abordagens Epistemolo gicas C pia

543 palavras 3 páginas
Qual a melhor abordagem epistemológica?

Resumo
Este trabalho tem como base a epistemologia e a importância da escolha de uma abordagem epistemológica correta para uma investigação e/ou pesquisa. Apresentam-se, neste trabalho, a origem das abordagens epistemológicas, o que as carateriza e as suas aplicações. Clarifica-se o conceito e a história da epistemologia, assim como a sua evolução. Por fim, discute-se qual a melhor abordagem epistemológica a utilizar conforme a investigação e/ou pesquisa que se pretende realizar. Com este trabalho, pretende-se esclarecer as abordagens epistemológicas abordadas e demonstrar como fazer a escolha acertada.

Palavras-chave: Epistemologia, conhecimento, abordagens epistemológicas, abordagem positivista, abordagem interpretativa.

Introdução

Epistemologia
A palavra epistemologia surge de duas palavras gregas (episteme e logos), que traduzidas literalmente querem dizer ciência do estudo. Desta forma, a epistemologia é considerada a filosofia do conhecimento que aborda a forma como construímos conhecimento e a sua validade. Assim, esta filosofia questiona se é possível atingir o conhecimento total e questiona a origem desse conhecimento. Como tal, surgem duas posições, uma empirista e uma racionalista. A posição empirista relaciona-se com a abordagem epistemológica positivista, defendendo que o conhecimento baseia-se na experiência, no que pode ser observado e captado pelos sentidos e testado. A posição racionalista está relacionada com a abordagem epistemológica interpretativa que diz que o conhecimento provém da razão, não da experiência.

Foi com Platão que surgiu a epistemologia. Platão dizia que as crenças eram um ponto de vista subjetivo e que o conhecimento era, por sua vez, o conjunto de crenças verdadeiras e justificadas capazes de explicar o mundo natural e social que nos rodeia.

A epistemologia tem como discussão central o conhecimento relacionado com o “saber que”, que foi muito

Relacionados