aço_apostila

4293 palavras 18 páginas
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

1. Histórico
Estruturas metálicas tem sido usadas desde o século XII, quando eram empregados tirantes e pendurais de ferro fundido como auxiliares em estruturas de madeira. No século
XVI tornaram-se comuns as estruturas de telhado em ferro fundido.
A partir de 1750 começaram a ser construídas cúpulas de igrejas e pontes, estas com estruturas em arco ou treliçadas, com elementos em ferro fundido trabalhando a compressão, podemos dizer que tem início o uso de estruturas metálicas em escala industrial. A primeira ponte em ferro fundido foi a de Coalbrookdale, na Inglaterra, vencendo o Rio Severn com um vão em arco de 30 metros, edificada em 1779.

Ponte Coalbrookdale
Em Wearmouth, também na Inglaterra, em 1796, foi construída uma ponte mais arrojada, com seu arco vencendo 70 metros de vão.
Devido à boa resistência a corrosão do ferro fundido, várias destas obras estão,
Décio Zendron
Pág. 1

ainda hoje, em bom estado de conservação.
Na primeira metade do século XIX houve um grande progresso nas técnicas de cálculo estrutural, e iniciou também a produção do ferro laminado, que tem desempenho superior ao ferro fundido.
Nesta fase foi construída a Ponte Pênsil de Menai, em Gales, com vão central de
175 metros, que foi concluída em 1826. Neste período também iniciou-se a construção de edifícios industriais com estruturas metálicas.
No Brasil, o ferro fundido começou a ser produzido em 1812, e a primeira obra em ferro fundido, moldada no Estaleiro Mauá, em Niterói no estado do Rio de Janeiro, foi a Ponte de Paraíba do Sul, no Estado do Rio, com cinco vãos de 30 metros, estruturados em arcos atirantados, com o arco em ferro fundido e o tirante em ferro laminado, construída em 1857, estando em uso até hoje.
No período entre 1850 e 1880 foram construídas várias pontes ferroviárias, com vãos treliçados, sendo que, no entanto, ocorreram inúmeros acidentes com estas construções, o que tornou patente a necessidade de

Relacionados