Azt (tratamento da aids / hiv)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O vírus da AIDS é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas. Também podem transmitir o HIV, caso haja o contato direto com o sangue de uma pessoa.
Após o contágio, a doença pode demoraraté 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicara saúde da pessoa. A pessoa portadora dovírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.
Conceito
O coquetel é formado por medicamentos que agem de formas diferentes. Inibidores da transcriptase reversa, que é a enzima que transforma o RNA viral em DNA. Inibidores da protease, enzima que faz a síntese das proteínas virais. Inibidores da integrase, enzima que faz a integração do DNA viral ao DNA da célula humana. O AZTé um inibidor da transcriptase reversa, e é uma das drogas que compõem o coquetel.
Medicamentos (Coquetel)
Esses medicamentos agem no ciclo do vírus, principalmente nas enzimas que permitem sua multiplicação dentro das células hospedeiras. Existem alguns medicamentos cujo alvo é uma enzima primordial chamada transcriptase (inibidores da transcriptase), outros que atuam dentro ou fora da célulana enzima protease (inibidores da protease) e um terceiro grupo está sendo desenvolvidas para atingir as integrases, enzimas que fazem o material genético do vírus integrar-se ao material genético da célula.
Basicamente, o coquetel é composto de drogas que agem nas duas primeiras enzimas, que são fundamentais, e geralmente resulta da associação de 3 ou 4 drogas. Essa estratégia, que permitetratar o paciente por longos períodos, levou em conta experiências anteriores como as do tratamento da tuberculose, visando a impedir que o vírus adquira resistência aos remédios, um fenômeno frequente quando se contava apenas com o AZT para tratamento da AIDS. Essas drogas novas têm a vantagem, ainda, de permitir prescrever uma quantidade menor de comprimidos o que aumenta a adesão ao tratamento.
Defato, era muito complicado seguir o tratamento. O indivíduo precisava tomar vários comprimidos dissolvidos na água ou perto das refeições ou distante delas. Os primeiros eram tomados no café da manhã. Pouco tempo depois de chegar ao local de trabalho, porém, era necessário suspender as atividades para tomar mais alguns diluídos na água. Hoje, existem preparações de drogas que são mais fáceis deadministrar. A didanosina, por exemplo, no início era apresentada em comprimidos enormes que os pacientes detestavam mastigar ou dissolver na água. Hoje, há uma didanosina de liberação entérica ou DDIEC que pode ser ministrada em dose única.

Além dela, existem outros medicamentos para a AIDS que podem ser usados numa dose única diária. Todos visam a melhorar a qualidade de vida dessespacientes. Isso teve um impacto extremamente positivo na adesão ao tratamento, pois era comum grande parte dos medicamentos distribuídos pela rede pública ser desperdiçada já que o portador do HIV não tomava os remédios direito por causa da dificuldade em distribuir sua ingestão ao longo do dia. A experiência no tratamento da hipertensão arterial já tinha apontado nesse sentido. O abandono da medicaçãoera muito maior quando o hipertenso tinha de tomar três doses diárias em vez de uma só.
Formas de contagio do vírus
A AIDS é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as forma de contato com estas substancias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue, relações...
tracking img