Aviso previo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVISO PRÉVIO

Aluna: Graciele Soares
Turma: T11

Passo Fundo, Outubro de 2011.

AVISO PRÉVIO
O Projeto de Lei 3941/89, do Senado, recentemente aprovado no plenário da Câmara dos Deputadosrecebeu agora a esperada sanção presidencial. A nova lei tem dividido opiniões. Todavia, o que poucos sabem é como a nova regulamentação irá funcionar
Atualmente, o aviso prévio tem a duração mínima de30 dias em qualquer situação. Com a nova proposta o trabalhador que permanecer por tempo superior a um ano na mesma empresa, terá direito ao acréscimo de três dias para cada ano de serviço prestado namesma empresa, limitando-se este tempo a 60 dias (equivalente a 20 anos de trabalho), perfazendo assim um total de até 90 dias de aviso prévio. Enquanto o aviso prévio para quem ficar até um ano namesma empresa continuará sendo de 30 dias.
As dúvidas mais freqüentes já são:
* Em caso de aviso prévio indenizado superior a 30 dias, o mesmo integra ou não o tempo de serviço do trabalhador parafins rescisórios?
Dizer que sim significaria que o empregado que tiver um período superior a 30 dias de aviso prévio indenizado passará a ter direito à sua projeção em seu 13º salário, férias eFGTS. O que já acontece com o aviso prévio indenizado comum de 30 dias.
Dessa forma, o empregador que rescindir o contrato de trabalho e não tenha interesse que o empregado cumpra o aviso prévio, com anova lei entrando em vigor, poderá ter que pagar o equivalente a até três salários, dependendo da proporcionalidade dos anos trabalhados pelo empregado, sendo que, hoje o empregador faz a indenizaçãoreferente aos 30 dias.
O tema nesse aspecto ainda tem sido tratado com muita cautela, visto que, não há precedentes nesse sentido.
Muitos trabalhadores estão preocupados questionando se em casos depedido de demissão o empregado terá que pagar o valor respectivo ao aviso prévio ampliado. Daí surge um novo questionamento:
* O empregado também terá que arcar com o aviso prévio ampliado em...
tracking img