Avaliação do potencial antioxidante do extrato aquoso de bauhinia monandra em ratos diabéticos experimentais por streptozotocina.

3102 palavras 13 páginas
Avaliação do potencial antioxidante do extrato aquoso de Bauhinia monandra em ratos diabéticos experimentais por streptozotocina.

1. INTRODUÇÃO

1.1 Diabetes Melito

O Diabetes Melito é descrito como um grupo de distúrbios metabólicos caracterizados por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina, na sua ação ou ambos (COMMITTEE ON THE DIAGNOSIS, 2003) . A concentração de glicose no sangue é mantida dentro de limites estreitos pela ação hormonal, sendo que os principais hormônios envolvidos são a insulina e o glucagon, produzidos, pelas células ( e ( das ilhotas de Langehans do pâncreas, respectivamente. (MATHIS et al., 2001; MOLLER , 2001). A insulina atua como um regulador primário da glicemia, ligando-se a receptores de membranas das células do fígado, tecido muscular e adiposo, aumentando a permeabilidade à glicose e reduzindo assim a hiperglicemia sangüínea (BELL & POLONSKY, 2001). A hiperglicemia crônica no diabetes, está associada à danos, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente os olhos, os rins, nervos, coração e vasos sanguíneos. Os sintomas clássicos da hiperglicemia são poliúria, polidpsia, perda de peso, polifagia e algumas vezes visão turva. As complicações a longo prazo do diabetes incluem: retinopatia, nefropatia e neuropatia. Pessoas diabéticas apresentam risco maior de desenvolver doença vascular aterosclerótica, como doença coronariana, doença arterial periférica e doença vascular cerebral (COMMITTEE ON THE DIAGNOSIS, 2003). Os novos critérios para a classificação e diagnóstico do diabetes melito baseiam-se na etiologia da doença e não mais no tratamento requerido, priorizando os termos diabetes tipo 1 e tipo 2 ao invés de insulino-dependente e não insulino-dependente. O diabetes tipo 1 caracteriza-se primariamente pela destruição das células β do pâncreas, normalmente levando a uma deficiência absoluta de insulina. A destruição das células β ocorre mais freqüentemente por

Relacionados