AVA 2 a 4 Logistica

Parte superior do formulário

Tema 02
 
1- O termo empregabilidade, segundo Almeida (2006), baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
 
R:Os textos estão corretos e se complementam.
 
 
2- Fonte: disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br – capítulo 5 –globalização e redes da economia mundial. Acesso em: 06 Dez. 2013.
Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem da charge?
 
R:Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.
 
3- A Tecsis, fabricante de pás para turbinas eólicas, contratou nos últimos 4 meses, mais de 2,5 mil funcionários para diversos cargos. Com omercado aquecido, a empresa viu a demanda aumentar e precisa fazer a produção acompanhar. Ainda existem 200 vagas abertas, incluindo as gerências de unidades de negócios na Espanha e nos Estados Unidos. Por ser um volume muito grande de contratações, o gerente de RH relata que enfrentam dificuldades para encontrar os profissionais aptos aos cargos, especialmente de nível especializado comoengenheiros e supervisores.
 
R:O mercado de trabalho brasileiro está em uma situação positiva, pois tem oferecido muitas e novas oportunidades de emprego.
R:Em algumas áreas existe um desequilíbrio entre oferta e procura, e o número de profissionais qualificados é menor do que a demanda.
 
 
4- Considerando o cenário atual e as mudanças na economia mundial, nos padrões de consumo e,consequentemente, no mercado de trabalho, é possível compreender um movimento em que algumas profissões deixam de existir e surgem outras, em resposta às novas demandas. Nesse sentido, podemos citar como exemplo, cargos como Gerente de Comunidade, que atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes sociais, função que há alguns anos atrás não existia. No entanto, Campos (2011, livro-texto)salienta que “analisar as tendências de mercado é relevante, mas perde o sentido se você não tiver realizado adequadamente sua autoavaliação, ponderando seus desejos e objetivos de vida com suas competências profissionais, no intuito de estabelecer metas reais de desenvolvimento e, consequentemente, aumentar sua empregabilidade”.
 
R:O autoconhecimento e a autoavaliação devem basear a escolha porocupações emergentes ou por carreiras tradicionais.
 
 
5- Estudo mapeia competências profissionais exigidas nos próximos anos
São Paulo - O realinhamento da economia, os avanços da tecnologia, a globalização dos mercados, as mudanças nas tendências demográficas, as novas necessidades dos consumidores e o aumento da competitividade estão mudando o modo de operação das empresas, em todos ossetores e regiões do mundo. Tudo isso, segundo um estudo conduzido pela Oxford Economics em parceria com a consultoria Towers Watson, vem redefinindo também o fornecimento e a demanda por talentos ao redor mundo.
Dessa forma, os empregadores estão em busca de novas competências em seus colaboradores, que ainda são encontradas em poucos profissionais. De um lado, 40 milhões de trabalhadores estãodesempregados no mundo industrializado, segundo estimativas recentes. De outro, gestores sofrem para contratar novos profissionais alegando não encontrar as pessoas certas, com as habilidades certas, para preencher as vagas abertas.
A Oxford Economics conduziu uma pesquisa global com 352 profissionais de recursos humanos no primeiro bimestre deste ano (2013), ao mesmo tempo em que analisou 21setores da economia, em 46 países. Entre outras conclusões, os pesquisadores identificaram quatro amplas áreas que necessitam de novas competências profissionais. São elas:
 
R:Além de conhecimentos específicos, as habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.
 
6- Em entrevista para Revista de Negócios (Blumenau) em 2004, o autor...
tracking img