Av2 - gsam - bloco curricular 5 - gsam - bloco curricular 5 - fórum - técnicas de geoprocessamento em estudos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um poluente atmosférico é qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-la imprópria, nociva ou ofensiva à saúde. Sobre os principais poluentes atmosféricos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - O dióxido de carbono (CO2) quando aspirado, combina-se com a hemoglobina do sangue, diminuindo a disponibilidade desta para ligar-se ao oxigênio, causandodiversos problemas.
2 - O dióxido de carbono (CO2) é produzido naturalmente através da respiração, pela decomposição de plantas e animais e pelas queimadas naturais de florestas.
3 - O dióxido de enxofre em ambientes fechados e em altas concentrações é um dos mais perigosos agentes tóxicos respiratórios podendo causar a morte por asfixia.
4 - O monóxido de carbono é um dos principaisresponsáveis pela chuva ácida, além de causar problemas no trato respiratório. 5 - Os óxidos de nitrogênio são gerados através de atividades industriais como o refino de petróleo, metalurgia e cimento.Sua resposta
2 - O dióxido de carbono (CO2) é produzido naturalmente através da respiração, pela decomposição de plantas e animais e pelas queimadas naturais de florestas.
Resposta gabarito
O dióxido decarbono (CO2) é produzido naturalmente através da respiração, pela decomposição de plantas e animais e pelas queimadas naturais de florestas.
Comentário do gabarito
B - O monóxido de carbono (CO) quando aspirado, combina-se com a hemoglobina do sangue, diminuindo a disponibilidade desta para ligar-se ao oxigênio, causando diversos problemas.
- O monóxido de carbono em ambientes fechados e emaltas concentrações é um dos mais perigosos agentes tóxicos respiratórios podendo causar a morte por asfixia.
- O dióxido de enxofre é um dos principais responsáveis pela chuva ácida, além de causar problemas no trato respiratório.
Os dióxidos de enxofre são gerados através de atividades industriais como o refino de petróleo, metalurgia e cimento.--------------------------------------------------------------------------------

Questão 2: Nota: Insuficiente
Analise os itens de I a III e depois escolha a alternativa que apresenta uma afirmativa verdadeira:

I- A poluição pela combustão é resultante da ação de veículos automotores e aviões.

II- A poluição resultante de poeiras, nevoeiros marinhos, cinzas provenientes de queimadas de campos, gases vulcânicos e pólen vegetal éum tipo de poluição denominado como natural;

III- A poluição resultante de fontes de aquecimento doméstico, de incinerações e processos de queima de biomassa está relacionada aos transportes.
Alternativas
1 - Apenas os itens I e II apresentam afirmativas verdadeiras.
2 - Apenas os itens II e III apresentam afirmativas verdadeiras.
3 - Nenhum dos itens de I a III apresenta uma afirmativaverdadeira.
4 - Apenas o item III apresenta afirmativa verdadeira.5 - Todos os itens (I a IV) apresentam afirmativas verdadeiras.Sua resposta
2 - Apenas os itens II e III apresentam afirmativas verdadeiras.
Resposta gabarito
Apenas os itens I e II apresentam afirmativas verdadeiras.
Comentário do gabarito
A - Poluição pela combustão é resultante de fontes de aquecimento doméstico e deincinerações e processos de queima de biomassa, cujos agentes poluentes são: dióxido de carbono, monóxido de carbono, aldeídos, hidrocarbonetos não queimados e compostos de enxofre.
--------------------------------------------------------------------------------

Questão 3: Nota: Excelente
Entidades ligadas à preservação ambiental têm exercido fortes pressões para a redução da produção de gasesCFC (clorofluorcarbono). Isto se deve principalmente ao fato de o CFC:
Alternativas
1 - reagir espontaneamente com O3 produzindo CO2 e agravando o efeito estufa.
2 - reagir com oxigênio a baixas pressões, produzindo ozônio.
3 - subir para as camadas mais altas da atmosfera, onde se encontra a camada de ozônio, destruindo-a.
4 - reagir com O2 e N2 presente no ar produzindo ácidos e chuva...
tracking img