autocracia burguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social. Capítulo 2 – A renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa. Itens 2.1 – 2.2.4


1. O Contexto da Renovação do Serviço Social é a autocraciaburguesa ou ditadura militar. Então, destaque os pontos fundamentais que caracterizam esse contexto?

A partir do contexto em tempos ditadura militar que é instaurado no Brasil surge uma necessidade que oserviço social ganhe uma nova roupagem devido às múltiplas carências sociais postas pelo a nova dinâmica dada para o país, a industrialização do Brasil passa a ser voltado para o mercado externo,trazendo uma concepção durante o governo de Médici que o Brasil passava pelo chamado “milagre econômico”. No qual acelerava o crescimento do país, visto que esse momento trouxe o aumento da pobreza,repressão, exclusão das classes menos favorecidas, pois trabalhavam apenas é um único objetivo perpetuar o capitalismo externo. Após esse período o serviço social ganho uma nova roupagem com novas teoriasmetodológicas.

2. Identifique as ''condições novas'' emergentes na autocracia burguesa no Brasil e, em seguida, apresente como interferem no Serviço Social nos níveis de sua prática e de suaformação profissional.

Durante o período de ditadura militar o Brasil passa por um processo de mudança em sua sociedade é impostas a necessidade da modernização, devido a demanda de exportação paraoutros países aliados com o Brasil. E as novas condições na qual a sociedade brasileira foi inserida. As questões sociais nesse período ficam em evidencias, para o governo dos pais seu único objetivo eraperpetuar o capitalismo onde trouxe inúmeras mazelas para o Brasil. A partir desse contexto que o pais vivenciou. Os assistentes sociais foram feridos em duas especificidades no que diz respeito ademandas colocadas pela industrialização pesada, pois saturou o espaço social brasileiro com todas as refrações da “questão social” crescente na ditadura militar e teve a urgência dos assistentes...
tracking img