Auto da barca do inferno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
“ Aristeu Aguiar “

Evellyn Medeiros 1ºI

O Auto da Barco do Inferno

Alegre,
2012

Evellyn Medeiros 1ºI

O Auto da Barco do Inferno

Trabalho apresentado pela disciplina
De Português, para a profª Mary Helen,
Da turma 1ºI do turno vespertino.

Alegre,
2012
-------------------------------------------------
Personagens eCaracterísticas

Diabo: Conduz todas as almas para o inferno. Conhece bem todos os personagens. Muito Irônico e um bom argumentador. Gil Vicente não mostra o Diabo como o responsável por todos os fracassos humanos, no texto o Diabo é um Juiz que revela o que cada um quer esconder.

Fidalgo: Representa a nobreza. Chega muito bem vestido com roupas muito bonitas. Foi condenado por sua vida de pecados eluxuria. A figura do fidalgo, orgulhoso e arrogante, mostra a critica vicentina a toda nobreza da época.

Onzeneiro: Alega que deixou todas as suas posses na terra e quis buscá-la e revelou seu apego ao dinheiro. O Diabo não aceita o onzeneiro, que volta a terra para recuperá-las, e é condenado ao fogo do inferno.

Parvo: Pessoa simples, sem malícia. O parvo consegue escapar do inferno.Tem a almapura, cujo todos os valores são verdadeiros e sinceros por isso ele vai para o paraíso. Muitas vezes ironiza a pretensão dos outros que querem se fingir de “inocentes” diante do Diabo.

Sapateiro: Representa todos dessa profissão, é um desonesto explorador do povo. Chega com todos os aparelhos de sua profissão em uma bandeja,vai até o diabo e tenta enganá-lo mas não consegue e é condenado.Frade: Vem acompanhado de uma amante. Ele é alegre, risonho, contente, mas mau-caráter. Faz-se inocente por ser membro da igreja. O frade da uma lição de esgrima ao diabo (que finge não saber manejar uma arma), isso revela sua culpa; já que os frades não lutavam.Gil Vicente quis mostrar que os da fé não sabem ser verdadeiros e bons.

Brísida Vaz: Prostituta e feiticeira. Ela é conhecida de outrospersonagens que utilizaram de seus serviços. Traiçoeira, cheia de malandragem, mas mesmo assim não consegue fugir da condenação.

Judeu: É companheiro de um bode. Não obedece a Santa Igreja. É detestado por todos, inclusive pelo próprio diabo. Sempre quer mostrar que durante o reinado de D.Manuel I (época em que o autor viveu), onde ocorreu uma grande perseguição aos Judeus, com a tarefa deexpulsá-los de Portugal.

Corregedor e Procurador: Juiz e advogado, personagens condenados pela imoralidade. Usavam a lei para manipular sentenças e receber propina.

Enforcado: Acredita que sua morte na forca tenha redimido todos seus pecados, mas isso não ocorre e ele é condenado

.

Cavaleiros Cruzados: Como Lutaram por Deus são levados a barca da Glória.

Personagens principais:
•Professora Lola – Ló lis (23 anos, baixinha, cabelos pretos e curtos, olhos castanhos de longas pestanas, corpo miúdo e benfeito. Era bastante tímida, mas muito inteligente e bonita). Apelidada de Chaveirinho, Pintora de Rodapé e Anã Gigante;
• Luís Aberto – Tato ou Poste (garoto moreno, bastante alto, com ar um pouco insolente, era o ‘líder’ da sala. Se sentia solitário e sozinho por causa daseparação de seus pais.)

Personagens secundários:
• Neide – professora de biologia (corpo de miss e era muito magra – Barbie do Paraguai);
• Décio – professor de matemática (homem muito gordo – Mamute, Elefante, Rolha de Poço);
• Oscar – professor de química (era carioca, falava arrastando os erres e os esses – Zé Carioca);
• Seu Armando ou Tio Armando – inspetor (tratava os alunos como se fossemseus filhos);
• João Carlos - professor de Física (alto, de olhos esbugalhados – Sapão);
• Dona Eliane – professora de Lola;
• Dona Matilde – diretora da escola Ensinar Aprendendo;
• Wander – Coruja ou The dark side of the moon (garoto magra, usava óculos com grossa lentes de grau, cara cheia de espinhas e marcas de varíola);
• Henry – He-Man (garoto muito forte de cabelos compridos);
•...
tracking img