Aula4HPF

900 palavras 4 páginas
Aula 4 [Download das aulas: http://profpassos.zip.net/ ]

Texto: ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. M. Filosofando: Introdução à Filosofia. Lógica aristotélica.

I. Atividade dirigida (Treino para questão dissertativa) – Responda às perguntas com um texto dissertativo, mínimo de 5 linhas.

http://filosoficamenteocupada.blogspot.com/2010/09/logica-aristotelica.html

a) O pensamento do personagem é lógico?
A lógica faz parte de nosso cotidiano. Na família, no trabalho, no lazer, na política, enfim, sempre que nos dispomos a conversar com as pessoas, usamos argumentos para expor e defender nossos pontos de vista.
A lógica é o estudo dos métodos e princípios da argumentação. O pensamento do personagem pode ser decomposto da seguinte forma:
1. A preguiça é a mãe de todos os vícios. (I) A mãe é digna de respeito. (II) Logo, todos os vícios são dignos de respeito. (III)
b) Qual a contradição lógica no pensamento do personagem?

2. Todo brasileiro é sul-americano. (I)
Todo paulista é brasileiro. (II)
Logo, todo paulista é sul-americano. (III)
A argumentação é a representação lógica do raciocínio. É um tipo de operação discursiva do pensamento, consistente em encadear logicamente juízos e deles tirar uma conclusão.
No exemplo, há três proposições em que a última, a conclusão, deriva logicamente das duas anteriores, chamadas premissas (etimologicamente, "que foram colocadas antes").
A proposição é tudo que pode ser afirmado ou negado. (O aluno não estudou)

http://cadernodeprofessora.blogspot.com.br/2010/07/sei-que-vale-pena-ser-professora.html - IMAGEM EDITADA
3. Nem sempre (na verdade quase nunca...) a argumentação se formaliza claramente como no exemplo citado. Quando expomos nossas idéias, às vezes começamos pela conclusão, além do mais, com freqüência, omitimos premissas, deixando-as subentendidas.

4. Por exemplo, quando dizemos: Claro que

Relacionados