Aula tema 7 desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Federação Russa, país localizado parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia, é o maior país do mundo em extensão territorial e vem se destacando em um crescimento econômico acelerado, indicando tornar-se em breve uma das maiores economias mundial.
O Seu desenvolvimento tornou-se mais evidente, após a mudança em seu sistema de governo, com a dissolução da URSS, deixando deser socialista e tornando-se capitalista, possibilitando laços econômicos com outros países, através do BRIC, fortalecendo a sua economia através da exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo.
A Rússia é destaque também em educação, pois herdou do socialismo um sistema educacional sólido e acessível, com uma das taxas de analfabetismo mais baixas do mundo.
Mas nemtudo é exemplo na Rússia, o país passa por um sério déficit na saúde pública. Ao contrário da época do comunismo, a saúde pública hoje possui um atendimento precário e ineficiente, com profissionais insuficientes para atender a população que em sua maioria são idosos e necessitam de mais cuidados de saúde, especialmente em um país onde as flutuações climáticas são severas e onde os casos de doençasrelacionadas ao frio e calor se tornam mais prevalente.
Economicamente falando, na Rússia, como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento. Em diferentes regiões do país ainda existem pessoas que vivem como na Idade Média, enquanto outras regiões tem setores de tecnologia de ponta e renda per capita próxima à das economias mais fortes.



AAula-Tema 7 nos apresentou a evolução econômica da Rússia e a sua inserção no comércio internacional. A Rússia que é o R dos BRIC (Expressão utilizada para se referir aos quatro países em desenvolvimento acelerado: Brasil, Rússia, Índia e China).
Nessa Atividade Colaborativa foi pedido que além do papel econômico (já explicado na aula) pesquisássemos sobre os aspectos políticos e sociais daRússia, listando informações sobre o PIB per capita, IDH, concentração de renda, condições de trabalho, educação e hábitos de consumo da população.
Educação
A qualidade da educação na Federação Russa é um legado dos tempos socialistas. O país tem um dos sistemas educacionais mais sólidos e acessíveis do mundo, sendo referência em diversas áreas do conhecimento. Possui um dos níveis de analfabetismomais baixos do mundo - apenas 0,6%. Ou, em termos de alfabetização, 99,4% da população sabem ler e escrever.
Segundo o último censo de 2002, cerca de 16% da população tem educação universitária completa, o que equivale 22 milhões e 700 mil russos. 49% da população têm educação técnica, o que equivale a 70 milhões e 200 mil habitantes. Na Rússia, existem atualmente mais de 1300 instituições deensino superior. Desse total, a grande maioria ainda são as universidades estatais, ou seja, as públicas.
Condições de Trabalho
As condições de trabalho da Rússia são um pouco parecidas com a do Brasil, onde o expediente é de segunda a sexta feira, das 9hs às 18hs, com uma pausa de uma hora ao meio dia, mas grandes lojas costumam abrir aos domingos.
Hábitos de Consumo da População Russa
Oaumento do poder de compra da população russa resultou em um boom de consumo. A fatia mais entusiasmada pela situação é a classe média. Eles chegam a gastar 70% do salário em compras.
Concentração de Renda
A concentração de Renda da Rússia esta em seus produtos agrícolas, como, batata, trigo, cevada, entre vários outros cereais; na pecuária, com suínos, bovinos, ovinos e aves; na mineração como cobre, minério de ferro, níquel, turfa, alumínio, carvão, gás natural e petróleo e na indústria alimentícia, máquinas, siderúrgicas ( ferro e aço), equipamentos de transporte e química.
PIB per Capita
Seu PIB per capita, que é o valor final de bens e serviços produzidos num país num determinado ano e dividido pela população desse mesmo ano, foi de 38,10% no ano de 2010, entre 2007 e 2010 seu PIB...
tracking img