Aula Deontologia Jur Dica

1291 palavras 6 páginas
Art. 66. Extingue-se o mandato automaticamente, antes do seu término, quando: I - ocorrer qualquer hipótese de cancelamento de inscrição ou de licenciamento do profissional; II - o titular sofrer condenação disciplinar; III - o titular faltar, sem motivo justificado, a três reuniões ordinárias consecutivas de cada órgão deliberativo do conselho ou da diretoria da Subseção ou da Caixa de Assistência dos Advogados, não podendo ser reconduzido no mesmo período de mandato.
Deontologia Jurídica
Simone.costa@unoesc.edu.br
Bibliografias:
- Deontologia Jurídica – Ética das Profissões Jurídicas – Eucias Ferreira da Costa
- Ética Geral e Profissional - José Renato Nanini

Ética:

Definição 1: É a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Definição 2: É o conjunto de normas de comportamento e formas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem. Observações:
Conceito geral de ética: ética de relacionamento: preocupação com o coletivo em detrimento do individual. A ética é uma regra de convivência social. Ciência porque tem objeto próprio, leis próprias e método próprio.
Objeto de estudo: (moral, moral positiva, bem). Sendo a moral um dos aspectos do comportamento humano.
Com exatidão maior o objeto da ética é a moralidade positiva, o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem.
Etimologia: O vocábulo ética vem do grego “ethos” que dignifica ‘morada’, mas também quer dizer ‘modo de ser’ ou ‘caráter’.
Ética vem do grego (ethos = costumes), moral vem do latim (mores = hábitos). Moral e ética tem valor muito semelhante, mas a ética é a ciência dos costumes, já a moral não é ciência, se não objeto da ciência. Como ciência a ética procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a eles aplicáveis.
“É um conjunto de regras de comportamento próprias de uma cultura”.
Ética é um conceito universal e intertemporal,

Relacionados

  • Narração,dissertação e descrição
    53099 palavras | 213 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas
  • Fabi
    297130 palavras | 1189 páginas