Aula de redes 01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Par trançado
O meio de transmissão guiado mais barato e mais comumente usado é o par de fios de cobre trançado, que vem sendo usado há mais de cem anos nas redes de telefonia.
Os fios são enrolados de forma helicoidal.
O transado dos fios é feito porque dois fios paralelos formam uma antena simples. Quando os fios são trançados, as ondas de diferentes partes dos fios se cancelam, o quesignifica menos interferência.
Os pares trançados podem se estender por diversos quilômetros sem amplificação mas, quando se trata de distancia mais longas, existe a necessidade de repetidores.
Quando a tecnologia de fibra óptica surgiu na década de 1980, muitos pensaram que a fibra óptica substituiria o par transado, mas com a moderna tecnologia de característica 5, pode alcançar taxas detransmissão de dados de 100Mbps para distancias de ate algumas centenas de metros. E, em distancias mais curtas, podem ser atingidas taxas maiores. No final, o par trançado firmou-se como a solução dominante para LANs de alta velocidade.

Cabo coaxial
Tem melhor blindagem que os pares trançados, e assim pode se estender por distancias mais longas em velocidades mais altas.
Um cabo coaxial consiste emum fio de cobre esticado na parte central, envolvido por um material isolante. O isolante é protegido por um condutor cilíndrico, geralmente uma malha sólida entrelaçada. O condutor externo é coberto por uma camada plástica protetora.
A construção e a blindagem do cabo coaxial proporciona a ele uma boa combinação de alta largura de banda e uma excelente imunidade a ruído.
Cabos coaxiais sãomuitos comuns em sistemas de televisão a cabo.

Fibra óptica
Com a atual tecnologia de fibra óptica, a largura de banda pode ultrapassar a casa dos 50.000Gbps (50Tbps) e muitas pessoas estão procurando tecnologias e materiais de melhor qualidade. O limite pratico da sinalização atual é de cerca de 10Gbps, devido á nossa incapacidade de realizar a conversão entre sinais elétricos e ópticos comvelocidade maior, embora já se tenha alcançado em laboratório a velocidade de 100Gbps em uma única fibra.
Um sistema de transmissão óptico tem três componentes fundamentais:
- a fonte de luz
- o meio de transmissão
- e o detector
Por convenção, um pulso de luz indica um bit 1, e a ausência de luz represente um bit zero. O meio de transmissão de uma fibra é um vidro ultrafino. O detector gera umpulso elétrico quando entra em contato com a luz.
Existem dois tipos de cabos de fibra óptica, os multímodo e os monomodos. As fibras monomodos possuem um núcleo muito mais fino, de 8 a 10mícrons de diâmetros, enquanto as multímodo utilizam núcleos mais espessos, tipicamente com 62,5 microns.
Qualquer raio de luz será refletido internamente, muitos raios distintos estarão ricocheteando emdiferentes ângulos, Dizemos que cada raio tem um modo especifico , as fibras que apresentam essa propriedade é chamada de fibra multímodo.
O núcleo mais espesso das fibras multímodo, por sua vez, favorece a divisão do sinal em vários feixes separados, que ricocheteiam dentro do cabo em pontos diferentes, aumentando brutalmente a perda durante a transmissão.
Fibras Multimodo degrau
O termo degrau vemda existência de uma descontinuidade na mudança de índice de refração na fronteira entre o núcleo e a casca da fibra.
Fibra multímodo de índice gradual
Ao invés de uma mudança abrupta de índice de refração, esse índice vai diminuindo gradualmente de forma contínua.
Se o diâmetro da fibra for reduzido a alguns comprimentos de onda de luz, a fibra agirá como um guia de onda, e a Liz só poderáse propagar em linha reta, sem ricochetear, produzindo assim uma fibra de modo único, ou fibra monomodo.
Fibras ópticas são imunes à interferência eletromagnética, têm baixíssima atenuação de sinal até 100Km e e de adapta muito bem a ambientes industriais desfavoráveis. Outra razão é que é fina e leve.
Mil pares trançados com 1Km de comprimento pesam oito toneladas. Duas fibras têm mais...
tracking img