Aula de ginastica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Definição Ginástica Geral

A Ginástica Geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim), a Dança, as atividades acrobáticas com e sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais, destinadas a todas as faixas etárias epara ambos os sexos, sem limitações para a participação e, fundamentalmente, sem fins competitivos.
A Ginástica Geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.

Aquecimento

Polichinelo
Exercício físico para alongar e aquecer os músculos dos membros, braços e pernas. Exercício físico que exigecerta coordenação motora, onde envolve movimentos dos membros superiores e inferiores. Exercício de aquecimento, antes de fazer outra atividade física. Muito comum em treinamento físico, principalmente militar. A pessoa inicialmente fica na posição ereta, ou seja com as pernas totalmente fechadas e com as mãos coladas nas coxas, depois: com saltos no mesmo lugar e com movimentos sincronizados debraços e pernas, seguindo os seguintes passos abre-se as pernas levanta os braços a cima da cabeça ao máximo tocando uma mão na outra e desce fechando as pernas e tocando as mão novamente à coxa, voltando a posição inicial e assim faz repetidas vezes.

Ombro

O ombro é uma região complexa formada por vários músculos, ligamentos e ossos que juntos formam a articulação escápulo-umeral ou cinturaescapular.
O fortalecimento dos ombros é fundamental para sua estabilização. Com o ombro é possível fazer diversos movimentos: rotação medial, rotação lateral, adução, abdução, extensão e flexão.
Desenvolvimento com halteres
[pic]
Pode ser realizado com as mãos viradas para frente (pegada pronada). Em pé ou sentado.
Músculos mais solicitados: deltóide (principalmente porção média), trapézio,serrátil anterior e tríceps braquial.
Atenção: não é recomendado para pessoas com instabilidade nos ombros e problemas na coluna.
Elevação frontal[pic]
Músculos mais solicitados: deltóide (feixe anterior), porção clavicular do peitoral, serrátil anterior e rombóide.

Elevação lateral
[pic]
Músculos mais solicitados: trapézio (feixe anterior), deltóide, supra-espinhal.

Biceps.

RoscaMartelo (flexão dos antebraços com halteres pequenos mantidos em "pegada de martelo")

[pic]
Execução: Pegue dois halteres, segure-os ao lado do corpo, com as palmas viradas para o corpo. Levante os halteres de forma alternada (um de cada vez), até que os antebraços fiquem na vertical para cima, com o polegar apontando para o ombro, desça até estender o braço e repita o processo.

Rosca diretaMúsculos atuantes
Os principais músculos atuantes são bíceps braquial, braquial, pronador redondo, flexores do punho, braquiorradial, flexores dos dedos.
[pic]
O exercício
Posição inicial (1ª etapa): Em pé, costas bem eretas, joelhos ligeiramente flexionados, com os pés afastados a uma distância pouco maior que a largura dos ombros, obtendo uma boa base. Segure a barra com as mãos emsupinação também a uma distância pouco maior que a largura dos ombros. Mantenha o peito para cima e os ombros retos – como se estivesse num pelotão de soldados.
Rosca Alternada

[pic]
Modo de execução: Sente-se num banco e segure os halteres com os polegares voltados para a frente. Movimentando um braço de cada vez, levante o haltere na direcção do ombro. À medida que o levanta, gire a mão de forma aque a palma da mesma fique virada para cima. Regresse a posição inicial e repita o mesmo movimento agora com o outro braço.

Músculos trabalhados com mais ênfase:
Primário: bíceps
Secundários: braquial, braquiorradial, deltóide anterior e antebraço

Particularidades do exercício: Ao voltar a palma da mão para cima, estará a maximizar o trabalho do bíceps. Em vez de agarrar o haltere no...
tracking img