Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ideologia durante toda a historia serviu de instrumento de dominação, com a função óbvia de mascarar a realidade social ,transformando a verdade numa mentira real e aceitável para as classedominada, cuja posição inferior os tornam Seria correto afirmar que “ideologia” seria um termo coerente e eficaz para explicar a submissão do indivíduo à classe dominante.
A ideologia durante toda ahistoria serviu de instrumento de dominação, mascarando a realidade social e ocultando a verdade dos dominados. A ideologia serve para legitimar a dominação econômica, social e política. O seu papel écriar na mente das pessoas uma idéia de que todo fenômeno que acontece no mundo é algo natural e que não existe uma razão lógica para isso.
verdade, ele é a expressão das vontades e interesses da classedominante da sociedade. Outro exemplo de ideologia seria apresentar a sociedade civil como um indivíduo coletivo, pois através disso ocultaria a realidade da sociedade que é comprimida pela luta declasses.

A submissão de um trabalhador ao seu patrão sempre foi aceito como parte dos resquícios da história, mas poucos se perguntaram o porquê desse panorama. Alguns pensam uma coisa, outros emoutra. Para Marilena Chauí, essa problemática só poderia ser e
xplicada citando-se uma palavra: Ideologia. E para isso, tornou-se necessário escrever o livro “O que é ideologia?” comentando a respeitodo que levou os diferentes tipos de ideologias a se transformarem durante o percurso da história.

A ideologia começa a se mostrar presente com Aristóteles e sua teoria das quatro causas. Para ele,todo e qualquer aspecto da realidade tinha um motivo. As causas, entretanto, segundo a teoria da causalidade, não tinham o mesmo valor, mas eram hierarquizadas. A causa motriz (ou eficiente) que faziareferencia ao fabricar humano, responsável por transformar uma matéria prima em manufatura, era a menos valiosa. Ao contrário desta, a causa final, ou seja, o motivo ou finalidade de alguma coisa...
tracking img