Aula 7 rsma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Sociais

FCG Anhanguera Unaes

Profª Tutora Eloísa Dalbem
Angela Almeida de Lima RA: 2504051961

Processo de Socialização

O processo socialização tem início no momento que oindivíduo nasce, e se desenvolve ao longo de toda a vida, e só termina quando a pessoa morre. Mesmo com experiências comuns dentro da sociedade, cada pessoa é única em relação a toda a sociedade.Podem até haver personalidades parecidas, mas haverá traços que irá diferenciar a pessoa dentro da sociedade.
Pessoas nascida e criadas na zona rural, por exemplo, falam e age diferente das pessoasnascida e criadas na zona urbana, assim como os costumes e vocabulário dos gaúchos é diferente dos mato-grossenses.
Boa parte da minha infância, eu morei em fazenda. Quando mudei para a cidade, percebi asdiferenças que existem entre essas sociedades. O modo de falar é algo que é bem visível, o modo de se vestir. As pessoas que moram na cidade geralmente têm um vocabulário mais amplo, até por mesmoporque a sociedade exige isso. Por exemplo ao fazer uma entrevista de emprego, a pessoa tentará usar as palavras mais adequadas para a ocasião, também terão a preocupação de falar corretamente.

Afamília é o principal agente de socialização, é a base e referência da vida toda.
A escola também tem uma colaboração importante para o processo de socialização, pois traz valores, regras, e tambémterão contato com pessoas de diferentes grupos sociais.
O “Status” colabora para gestos, valores pessoais, tipo de consumo, aonde irá consumir, e com quem.
Os meios de comunicação exercem um papelimportante na socialização, pois há evidencias de que a violência estimula a agressão. Por outro lado são incentivados comportamentos positivos. Exemplo aqueles voltados às preocupações sociais eambientais.
Também existem os grupos de referência, que são usados como modelo. Exemplo os meninos quando pequenos, sempre sonham serem jogadores de futebol.

Referência Bibliográfica

PLT –...
tracking img